Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zelenski: Rússia criou ameaças que poderiam ter superado Chernobyl

Presidente da Ucrânia relembrou desastre nuclear para citar perigos que circundam a guerra no país, iniciada há nove meses

Internacional|

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante discurso
Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante discurso Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante discurso

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou nesta quarta-feira (14) que a Rússia criou neste ano ameaças que poderiam ter superado, inclusive, a tragédia na usina nuclear de Chernobyl, em 1986.

O chefe de Estado se manifestou através do Telegram, segundo relatou a agência ucraniana de notícias Unian.

"Há 36 anos, os liquidatários das consequências do acidente da central nuclear de Chernobyl protegeram não penas a Ucrânia, mas o mundo inteiro, o nosso futuro. Hoje, nossos defensores voltam a proteger nosso futuro", afirmou Zelenski.

"Neste ano, a Rússia criou novas ameaças que poderiam superar, inclusive, aquele terrível acidente", completou o presidente.

Publicidade

Na invasão russa à Ucrânia, militares tomaram o controle da central nuclear de Zaporizhzhia e a cidade satélite de Energodar.

Desde então, a Rússia se recusou a criar uma zona desmilitarizada no entorno da usina, a maior da Europa, que tem sido alvo de constantes bombardeios.

Publicidade

A missão da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), que visitou a central de Zaporizhzhia no início de setembro, destacou, em relatório, a "necessidade imediata de medidas provisórias" para evitar um acidente.

Em 23 de outubro, os países do G7 exigiram que a Rússia devolvesse à Ucrânia o pleno controle da usina nuclear e retirasse pessoal e tropas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.