Rússia x Ucrânia

Internacional Zelenski: Rússia criou ameaças que poderiam ter superado Chernobyl

Zelenski: Rússia criou ameaças que poderiam ter superado Chernobyl

Presidente da Ucrânia relembrou desastre nuclear para citar perigos que circundam a guerra no país, iniciada há nove meses

Agência EFE

Resumindo a Notícia

  • Zelenski disse que Rússia criou ameaças que poderiam superar desastre de Chernobyl
  • Presidente da Ucrânia afirmou que soldados do país defendem futuro do mundo inteiro
  • Além de Chernobyl, que já foi ocupada, russos controlam atualmente Zaporizhzhia
Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante discurso

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante discurso

Ukranian Presidential Press Service via EFE/EPA - 9.12.2022

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou nesta quarta-feira (14) que a Rússia criou neste ano ameaças que poderiam ter superado, inclusive, a tragédia na usina nuclear de Chernobyl, em 1986.

O chefe de Estado se manifestou através do Telegram, segundo relatou a agência ucraniana de notícias Unian.

"Há 36 anos, os liquidatários das consequências do acidente da central nuclear de Chernobyl protegeram não penas a Ucrânia, mas o mundo inteiro, o nosso futuro. Hoje, nossos defensores voltam a proteger nosso futuro", afirmou Zelenski.

"Neste ano, a Rússia criou novas ameaças que poderiam superar, inclusive, aquele terrível acidente", completou o presidente.

Na invasão russa à Ucrânia, militares tomaram o controle da central nuclear de Zaporizhzhia e a cidade satélite de Energodar.

Desde então, a Rússia se recusou a criar uma zona desmilitarizada no entorno da usina, a maior da Europa, que tem sido alvo de constantes bombardeios.

A missão da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), que visitou a central de Zaporizhzhia no início de setembro, destacou, em relatório, a "necessidade imediata de medidas provisórias" para evitar um acidente.

Em 23 de outubro, os países do G7 exigiram que a Rússia devolvesse à Ucrânia o pleno controle da usina nuclear e retirasse pessoal e tropas.

Últimas