Apenas 2,7% da população concentra um quinto da renda brasileira, diz pesquisa

Segundo IBGE, 23,9% dos brasileiros vivem com até dois salários mínimos, sendo que os Gastos maiores são com habitação, transporte e alimentação O post Apenas 2,7% da população concentra um quinto da renda brasileira, diz pesquisa apareceu primeiro em Jornal Opção.

Segundo IBGE, 23,9% dos brasileiros vivem com até dois salários mínimos, sendo que os gastos maiores são com habitação, transporte e alimentação

Jornal Opção

Jornal Opção

Jornal Opção

Foto: Reprodução

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) divulgada nesta sexta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 2,7% das famílias brasileiras acumulam 20% de toda a renda do país.

A análise foi realizada nas áreas urbana e rural de todo o país, entre os anos de 2017 e 2018, e revelou que as famílias brasileiras tiveram uma renda média de R$ 5.426,70. O estudo traz, também, informações sobre a composição orçamentária doméstica e sobre as condições de vida da população, incluindo a percepção subjetiva da qualidade de vida.

Foi constatado ainda que apenas 1,8 milhão de famílias com renda superior a dez salários mínimos em 2017 receberam 19,9% de todo o valor de rendimentos, seja em salários ou variações patrimoniais.

Outro lado

Segundo o levantamento, 23,9% das famílias brasileiras viviam com um orçamento mensal de até dois salários mínimos, percentual que corresponde a um contingente com cerca de 44,8 milhões de pessoas em 16,5 milhões de famílias.

Despesas de consumo

Outro ponto levantado pela pesquisa foi em relação às despesas de consumo: alimentação, habitação e transporte, que comprometeram 72,2% dos gastos das famílias brasileiras, conforme mostram os percentuais abaixo:

Gasto médio da família brasileira:

36,6% habitação
18,1% transporte
17,5% alimentação
8% saúde
4,7% educação
4,3% vestuário
2,6% recreação e cultura
1,3% serviços pessoais
0,5% fumo
3% outras despesas

O post Apenas 2,7% da população concentra um quinto da renda brasileira, diz pesquisa apareceu primeiro em Jornal Opção.