Jornal Opção Confira os erros que você deve evitar e o que fazer na procura por um emprego

Confira os erros que você deve evitar e o que fazer na procura por um emprego

Confira os erros que você deve evitar e o que fazer na procura por um emprego

Confira os erros que você deve evitar e o que fazer na procura por um emprego

Especialista explica como driblar os deslizes e se sair bem na busca por uma vaga no mercado de trabalho

Mesmo com um bom currículo, formação adequada e experiência, um candidato a emprego pode perder uma boa oportunidade de trabalho se cometer erros simples como escolher a roupa inadequada na hora da entrevista e não ter foco no envio de currículos.

O Jornal Opção conversou com Renata Motone, coordenadora de RH da Luandre, que indica os erros mais comuns cometidos por quem está procurando um espaço no mercado de trabalho. Ela ainda orienta o que é precisa fazer para se destacar entre os entrevistados.

Relacionados
Jornal Opção

Jornal Opção

Jornal Opção
Veja dicas de como tornar o emprego temporário de fim de ano em contrato definitivo Confira as dicas da especialista:

Foco

É importante ter foco. Com o mercado aquecido e a competição exacerbada, o candidato deve procurar por vagas no seu perfil, ou seja, dentro da sua linha de formação e sua experiência prévia.

Entrevista

Durante a entrevista, a vestimenta deve ser observada. Homens devem evitar vestimenta como bermuda, chinelo, boné, fone de ouvido e mulheres, shorts, camiseta, sandália rasteirinha ou chinelo, saia ou vestido curto/decotado.

Com relação ao comportamento, é preciso evitar chamar atenção falando alto ou se exibindo, principalmente se tiver em companhia de amigos. Não se deve reclamar de ter que preencher ficha, por exemplo, e não questionar sobre salários, benefícios e escalas de trabalho no primeiro momento.

Conhecer a vaga

Muitas vezes, a empresa só será conhecida no momento da entrevista, mas a função é informada antes e muito provavelmente a pessoa que é chamada para a seleção tem domínio dela, portanto, basta demonstrar segurança e conhecimento durante a entrevista.

Currículo

O currículo deve ser resumido, porém, com todas as informações necessárias. O candidato deve começar com as básicas (nome completo, data de nascimento, telefone, e-mail, endereço), seguir para seus objetivos profissionais, falar sobre sua formação acadêmica e outros cursos e descrever sua experiência profissional, destacando empresas, tempo de serviço prestado e quais eram suas funções e atribuições.

Não fique parado

Não se pode ficar parado. A dica é: ativar o networking, atualizar o currículo, cadastrá-lo em agências de empregos, sites de currículos e nos sites das empresas em que gostaria de trabalhar. Se possível, o candidato pode fazer cursos para se manter sempre atualizado e tornar o currículo ainda mais atraente.

Seleção

O candidato deve procurar verificar o perfil que está sendo oferecido e ler atentamente as informações sobre a vaga. Se a empresa for revelada, é legal também pesquisar sobre. Ir com disponibilidade de horário, caso necessite ficar um pouco a mais na entrevista para realização de testes; e repassar todas as atividades que desempenhou nas empresas por onde passou, lembrando de situações relevantes ou que agregaram algo positivo para a área em que estava.

Internet

Quase todas as consultorias de RH e mesmo algumas empresas comunicam sobre novas vagas online em seus sites, então, o melhor é cadastrar o CV nestes canais. O melhor é também manter o CV atualizado em redes sociais, como o LinkedIn e o Facebook.

O post Confira os erros que você deve evitar e o que fazer na procura por um emprego apareceu primeiro em Jornal Opção.

    Access log