Incêndio no Parque Estadual da Mata Atlântica dura 13h, mas é controlado

Umidade baixa do ar e o clima seco contribuíram para que o fogo se espalhasse com rapidez para áreas de reserva do parque O post Incêndio no Parque Estadual da Mata Atlântica dura 13h, mas é controlado apareceu primeiro em Jornal Opção.

Umidade baixa do ar e o clima seco contribuíram para que o fogo se espalhasse com rapidez para áreas de reserva do parque

Jornal Opção

Jornal Opção

Jornal Opção

Foto: CBMGO

O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás (CBMGO) atuou no combate a um incêndio em vegetação, nesta sexta, 20, no Parque Estadual da Mata Atlântica (PEMA), zona rural de Água Limpa de Goiás. Conforme a corporação, a queimada teve início em pastagens de fazendas da região.

Ainda segundo os bombeiros, a umidade baixa do ar e o clima seco contribuíram para que o fogo se espalhasse com rapidez para áreas de reserva do parque. A atuação do 9º Batalhão Bombeiro Militar em Caldas Novas teve início antes das 9h e findou após cerca de 13h de trabalhos consecutivos.

Trabalhos

Participaram da ação dez bombeiros, mais três viaturas. Inclusive, um drone foi utilizado nas para reconhecimento da área e estabelecimento de táticas e técnicas de atuação.

Segundo informações do CBMGO, jatos de água, abafadores, sopradores, ferramentas de sapa e técnicas de combate diretas e indiretas foram imprimidas na ação. Além disso, produtores da região foram orientados a utilizarem máquinas para a construção de aceiros emergenciais. Eles também ficaram incubidos de providenciarem linhas frias, que são feitas molhando a vegetação que ainda não se queimou para que essa não se incendeie.

Bombeiros e voluntários conseguiram preservar 9.383.528 m² de uma área total de 100.673.328 m². Somente 683.800 m² foram queimados.

O post Incêndio no Parque Estadual da Mata Atlântica dura 13h, mas é controlado apareceu primeiro em Jornal Opção.