Tradição que utiliza ‘blackface’ passa a ser considerada patrimônio em cidade paulista

Comemorações em Holambra, SP, utiliza pinturas pretas em rostos de pessoas brancas. No país de origem, questiona-se possível caracterização de racismo na celebração O post Tradição que utiliza ‘blackface’ passa a ser considerada patrimônio em cidade paulista apareceu primeiro em Jornal Opção.

Comemorações em Holambra, SP, utiliza pinturas pretas em rostos de pessoas brancas. No país de origem, questiona-se possível caracterização de racismo na celebração

Jornal Opção

Jornal Opção

Jornal Opção

Foto: reprodução

A Prefeitura de Holambra, no interior paulista, decidiu por meio de lei, transformar a festa de São Nicolau em patrimônio cultural e imaterial do município. A cidade do sudeste do Brasil é a maior colônia holandesa no país e herda da Holanda uma das partes polêmicas da tradição: a caracterização de “Padres Negros”.

Os Padres Negros — Zwarte Piets — são tidos na tradição holandesa como ajudantes do Papai Noel e, durante as comemorações, os fantasiados desses personagem pintam o rosto com tinta preta e distribuem doces às crianças.

O texto do projeto sancionado explica que a pintura na cor preta é referência à pele escura dos ajudantes, com origem moura. No país de origem, após série de debates, os organizadores do evento estudam eliminar a parte polêmica das comemorações.

As críticas ao ‘blackface’ ganhou mobilização nos últimos anos. Entre os pontos de embasamento estão estudos que demonstram que a prática de pintar rostos de pessoas brancas com tinta preta é, em contextos cinematográficos, teatrais e publicitários, para ridicularizar pessoas negras.

Do outro lado, há quem defenda que não há ridicularizarão e sim enaltecimento de culturas, foi esse o argumento da vereadora Naiara Hendrikx (MDB), autora do projeto no município, que também fez comparação com ícones do folclore brasileiro. “Nós temos o Saci-Pererê e ninguém fala nada”, afirmou a vereadora buscando tornar a prática legítima.

O post Tradição que utiliza ‘blackface’ passa a ser considerada patrimônio em cidade paulista apareceu primeiro em Jornal Opção.