Entenda os riscos do uso incorreto de remédios
O hábito de tomar medicamentos sem orientação médica pode colocar a saúde em perigo
Conteúdo Exclusivo|Do R7
Muitos brasileiros aderiram à suplementação alimentar e de medicamentos. As vendas de multivitamínicos têm crescido. Este ano já foram comercializadas 370 mil unidades no país. Mas, de acordo com especialistas, o consumo de vitaminas e minerais sem indicação clínica pode ser prejudicial à saúde
Diante desse cenário, o Jornal Da Record apresenta os principais riscos que o uso incorreto desses e de outros remédios representa. Acompanhe!

O hábito de tomar medicamentos sem orientação médica traz sérios riscos à saúde. A automedicação pode levar o paciente a tomar doses e medicamentos errados. Além disso, há ainda o risco de interação de medicações, o que pode interferir no efeito. Sem contar que combinações equivocadas de substâncias podem desencadear reações alérgicas, das mais sutis às severas.
Outro risco do uso incorreto de remédios é o de intoxicação. Cada medicamento possui uma concentração diferente de princípio ativo e cada pessoa necessita de uma quantidade específica de acordo com suas características e do problema que está sendo tratado. Ao não considerar esses fatores, o paciente pode colocar a própria saúde em risco.
O uso indiscriminado desses produtos, mesmo os mais inofensivos, pode provocar efeitos colaterais intensos. Somente o profissional de saúde reconhece as necessidades do organismo de cada paciente e é capaz de indicar o remédio e a quantidade adequados. Sendo assim, o ideal é sempre contar com acompanhamento médico e evitar os perigos da automedicação.
Fontes: Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Unimed Campinas.