Cerca de 2,8 milhões de pessoas já foram diagnosticadas com esclerose múltipla em todo o mundo. O tempo médio entre os primeiros sinais e a confirmação da doença pode levar até cinco anos porque não há sintomas específicos. Descubra mais sobre essa condição e conheça os tratamentos com o Jornal da Record!
O que é a esclerose múltipla? A esclerose múltipla é uma doença neurológica autoimune, que não tem cura, e atinge o sistema nervoso central, composto pelo cérebro e a medula espinhal. No Brasil, a estimativa é de que cerca de 40 mil pessoas vivem com a doença.
Quais são as causas? Em geral, a doença atinge pessoas jovens entre 20 e 40 anos de idade, predominando entre as mulheres. Alguns fatores de risco podem indicar uma chance maior de desenvolver a esclerose, tais como: predisposição genética, infecções virais pelo vírus Epstein-Barr (herpes), níveis baixos de vitamina D, tabagismo e obesidade.
Quais são os sintomas mais comuns? Entre os principais sintomas da esclerose múltipla estão: fraqueza dos membros e dificuldade para caminhar, perda da visão em um ou nos dois olhos, visão dupla, dormências e formigamentos, desequilíbrio e falta de coordenação motora, tonturas e zumbidos, tremores, dores, fadiga e alterações no controle da urina e fezes.
E os tratamentos? Não há cura para esclerose múltipla. No entanto, existem tratamentos medicamentosos de alta eficácia, que buscam diminuir a atividade inflamatória e a ocorrência de surtos ao longo dos anos. Essas alternativas contribuem para uma maior qualidade de vida do paciente. Freepik
Continua após a publicidade
Há como prevenir? Não há uma forma de prevenir a esclerose múltipla, como vacinas, por exemplo. Porém, é possível reduzir o risco de desenvolver a doença, evitando os fatores que podem favorecer o aparecimento da esclerose múltipla, como tabagismo, obesidade e falta de vitamina D.
Fontes: Secretaria de Saúde do Distrito Federal e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Confira o Jornal da Record de segunda a sexta-feira, às 19h55, e aos sábados, a partir das 19h45