No sul do país, o calor não dá trégua e as temperaturas passaram de 40º C em algumas cidades. Em Porto Alegre (RS), gaúchos e turistas estão surpresos com o clima e buscam formas de fugir do calorão. Para enfrentar os dias de altas temperaturas, o Jornal Da Record dá algumas dicas. Veja!
Reconheça os sinais de desidratação Os sinais de desidratação surgem quando o corpo usa ou perde mais líquido do que o ingerido. Nesse caso, o organismo apresenta dificuldade para desempenhar suas funções. Os principais sintomas são boca e peles secas, olhos fundos, tontura, fraqueza e cansaço excessivo. Observe esses sintomas e não se esqueça de beber bastante água, usar roupas leves em clima quente e evitar exposição solar desnecessária.
Proteja a sua pele da exposição solar Para manter a saúde da sua pele em dia, evite a exposição ao sol por tempo prolongado. Aplique o filtro solar 40 minutos antes de sair ao ar livre e reaplique o produto frequentemente. Se possível, use bonés, viseiras e barracas para se proteger dos raios solares. A radiação pode causar queimaduras e sua acumulação durante a vida aumenta as chances de câncer de pele. Creative Commons
Faça inalação com soro fisiológico Para amenizar os efeitos das altas temperaturas e da baixa umidade, lave as narinas com soro fisiológico várias vezes ao dia. A inalação também é uma forma eficaz de diminuir os impactos do calor excessivo. Thinkstock
Invista em uma alimentação saudável Para manter o corpo hidratado e saudável, opte por alimentos mais leves como frutas, água de coco, sucos, saladas e carnes magras. Frutas ricas em água como melancia, melão, abacaxi e mamão ajudam a repor a água no organismo. Por fim, evite alimentos gordurosos, ricos em açúcar e bebidas alcoólicas.
Continua após a publicidade
Faça mudanças na rotina Prefira o uso de roupas leves e soltas. No trabalho ou em casa, deixe o ambiente sempre arejado e climatizado. No dia a dia, tome banhos frios e evite atividades físicas ao ar livre, principalmente, entre 10h e 16h. Fonte: Unimed Fortaleza, Hospital Albert Einstein.
Confira o Jornal da Record de segunda a sexta-feira, às 19h55, e aos sábados, a partir das 19h45
jornal da record
record
calor
verão
queimadas
saúde
altas temperaturas
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.