Como parte das celebrações do seu 66º aniversário, no dia 27 de setembro, a Record TV lançou um projeto inovador em seu jornalismo. Desde o dia 09 de setembro, o público conheceu o novo Jornal da Record, o primeiro em formato multiplataforma da Record TV, com cinco edições distribuídas ao longo do dia na emissora, além de conteúdo exclusivo gerado para outras mídias. A Record News ainda terá boletins JR de hora em hora.
Além da tradicional versão que vai ao ar às 19h45 e que tem uma hora de duração, apresentada por Christina Lemos e Celso Freitas, haverá ainda na Record TV quatro boletins completamente ao vivo, com as principais notícias do momento, comandados por Janine Borba e Sergio Aguiar. Um quinto boletim será produzido exclusivamente para a internet.
Todo o conteúdo estará disponível também na Record News, no portal R7.com e no PlayPlus.
“O Jornal da Record deixa de ser um clássico telejornal de uma hora de duração e amplia o seu alcance, não apenas em relação ao maior tempo que terá na Record e na Record News com a estreia dos boletins como também pelo fluxo de conteúdo que será gerado para as outras plataformas do grupo, o R7.com e o PlayPlus, e redes como Facebook, Instagram, Twitter, além de podcasts”, diz Antonio Guerreiro, vice-presidente de jornalismo da emissora.
Para marcar esta mudança, o Jornal da Record ganhou uma nova trilha sonora, um pacote gráfico original e um cenário moderno, contemporâneo e com equipamentos de última geração, idealizado para ser flexível e permitir diversas combinações e mais mobilidade aos apresentadores. O telejornal tem dois grandes telões, um vertical e outro horizontal, que podem ser usados para entradas ao vivo de repórteres ou para inserção de infografismo.
O conceito multiplataforma do novo projeto implica em maior interatividade com telespectadores em diversos canais. Além do boletim JR exclusivo para as redes sociais, também com dez minutos de duração, os apresentadores gravam a escalada com os destaques do dia.
Além disso, um podcast com a íntegra do programa, publicado logo após o fim do jornalístico na televisão, é outra novidade. Christina Lemos ainda comanda uma live semanal, às quartas-feiras nas redes sociais. Os repórteres do programa gravam stories no Instagram com os principais temas do dia.
Os três primeiros boletins do Jornal da Record têm cinco minutos de duração cada. Janine Borba apresenta a edição da manhã e da tarde; Giovanna Risardo entra no ar no começo da noite; e Patrícia Costa comanda a última edição do dia, exibida à 0h30. Com 15 minutos de duração, será mais focada em política e economia, com espaço para entrevistas e participação do repórter Luiz Fara Monteiro, diretamente de Brasília.
Os boletins serão exibidos com conteúdo totalmente ao vivo, com entrada de repórteres de todo o Brasil e de correspondentes internacionais, que vão comentar as principais notícias do momento. Temas como a abertura e o fechamento do mercado financeiro terão espaço fixo, assim como alguns quadros, como o Viralizou no Dia, Posts do Dia, com os principais comentários de políticos nas redes sociais, e o Top 7, com as matérias mais lidas da editoria Brasil do portal R7.com.
A Record News, como faz atualmente, irá exibir o Jornal da Record e também transmitirá os quatro boletins da Record TV. Além deles, produzirá boletins exclusivos. O canal passará, assim, a colocar no ar boletins JR de hora em hora, num total de 24.
“Idealizamos o novo projeto com o objetivo de levar ao público a notícia do momento com a qualidade e credibilidade que o Jornal da Record sempre apresentou. Serão mais de 350 jornalistas do Jornal da Record trabalhando, no Brasil e no exterior, com o compromisso de informar, fazendo uso de todos os recursos que as novas tecnologias nos oferecem”, destaca Antonio Guerreiro.
As novidades do Jornal da Record têm patrocínio do Bradesco.