Voa Brasil: golpistas exploram programa do governo federal e cometem fraude contra aposentados
Polícia investiga estelionatários que criam sites falsos e cobram taxas indevidas
JR na TV|Do R7
O Jornal da Record começa com um alerta para aposentados que usam o programa “Voa Brasil”, do governo federal, que oferece passagens aéreas de baixo custo. Uma rede de estelionatários criou sites falsos para enganar idosos com a cobrança de taxas para a reserva de viagens, algo inexistente no programa oficial. A polícia cumpriu oito mandados de busca e apreensão em cidades de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Carros de luxo, relógios e bolsas de grife foram apreendidos, incluindo itens encontrados em uma mansão em Campinas, no interior paulista.
Segundo as investigações, quatro pessoas seriam as principais beneficiadas pelo esquema milionário. Sites falsos exibiam links que imitavam o acesso ao “Voa Brasil”, que oferece trechos de até R$ 200 para aposentados. As vítimas eram induzidas a preencher cadastros e pagar uma suposta taxa de adesão. O dinheiro passava por contas de instituições de pagamento, laranjas e empresas de fachada até chegar aos operadores, na tentativa de ocultar a origem dos recursos. Em dois meses, um dos investigados movimentou mais de R$ 3,2 milhões, valor que o Coaf aponta como indício de evasão de recursos e lavagem de dinheiro.
O delegado Halisson Ideiao afirmou que as contas dos suspeitos foram “provisoriamente bloqueadas” e que eles serão responsabilizados conforme decisão judicial. O Ministério de Portos e Aeroportos orienta que o acesso ao programa deve ser feito apenas pelo portal “gov.br” e reforça que não há qualquer taxa para cadastro ou adesão.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



