Lorena Brasil cai 3 posições em ranking de desenvolvimento humano da ONU

Brasil cai 3 posições em ranking de desenvolvimento humano da ONU

Segundo o documento, a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia foram fatores que auxiliaram na queda dos indicadores globais. É a primeira vez em 3 décadas que o IDH mundial caiu em dois anos seguidos

Lorena - Notícias
Brasil cai 3 posições em ranking de desenvolvimento humano da ONU

Brasil cai 3 posições em ranking de desenvolvimento humano da ONU

Lorena - Notícias

De acordo com um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o PNUD, divulgado nesta quinta-feira (8), o Brasil caiu 3 posições no ranking de desenvolvimento humano, segundo o documento, 15 milhões de brasileiros ainda passam fome e 60 milhões são atingidos pela insegurança alimentar, que se caracteriza pela falta de acesso a alimentos em qualidade e quantidade adequadas para a saúde. 

O país agora ocupa a 87ª posição no ranking que conta com 191 países, a lista global de desenvolvimento humano mede indicadores de educação, saúde e padrão de vida dos países. Mais de 90% das nações registraram declínio na pontuação nos anos de 2020 ou 2021, quando o mundo todo foi afetado pela pandemia, com isso o rol geral retornou aos níveis de 2016.  

"O desenvolvimento humano voltou aos níveis de 2016, revertendo parte expressiva do progresso rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A reversão é quase universal, pois mais de 90% dos países registraram declínio na pontuação do IDH em 2020 ou 2021, e mais de 40% caíram nos dois anos, sinalizando que a crise ainda está se aprofundando em muitos deles" - relatou o PNUD. 

É a primeira vez em 32 anos que o índice global cai em dois anos seguidos, de acordo com o relatório, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, travada desde fevereiro deste ano também é um dos fatores que auxiliou na queda dos indicadores.   

Lorena - Notícias

Lorena - Notícias

Lorena - Notícias

O que é IDH. Arte Reprodução: Agencia Brasil- EBC e PNUD

O Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, do Brasil ficou em 0,754 no ano passado, segundo os novos dados divulgados pelo relatório dessa quinta. Em 2020 o índice registrado foi de 0,765 e o país ocupava o 84º lugar no ranking. 

Segundo o PNUD, quanto mais perto de 1, maior é o desenvolvimento, os primeiros colocados na lista global da ONU, são a Suíça, com índice em 0,962, a Noruega, com 0,961, a Islândia, com 0,959, Hong Kong, com 0,952 e a Australia, com 0,951. A Alemanha, maior economia europeia, ocupa o nono lugar, com o IDH em 0,942, seguida pelos Países Baixos, com 0,941, Reino Unido, com 0,929.  

Foto Destaque: Relatório aponta que 15 milhões de brasileiros ainda passam fome. Reprodução: Rede Brasil Atual.

Últimas