Lorena Chuvas fortes causam situação de emergência em Minas

Chuvas fortes causam situação de emergência em Minas

Minas Gerais tem 101 municípios em situação de emergência em consequência dos impactos caudado pelas fortes chuvas que vem atingindo...

Lorena - Notícias
Chuvas fortes causam situação de emergência em Minas

Chuvas fortes causam situação de emergência em Minas

Lorena - Notícias

Com o início do período chuvoso neste ano, setembro, o número de desalojados, pessoa que precisam sair de casa em decorrência de efeitos diretos da chuva e se abrigam com parentes ou amigos, ultrapassou o número de 4 mil pessoas. E já chega a 1.312 o número de pessoas desabrigados, moradores que precisam de abrigo público decorrido a danos e/ou ameaças a residência. Até o momento 8 óbitos foram confirmados em consequências das chuvas, de acordo com o dado divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Lorena - Notícias

Lorena - Notícias

Lorena - Notícias

Foto: Municipio de MG alagada. Reprodução: o Dia.

Em função das fortes chuvas de ontem (22) a Cedec apontou duas ocorrências, a primeira foi em Sabará, região metropolitana da capita, o volume do Rio das Velhas chegou perto da cota máxima e registrou queda de arvore e algumas ruas ficaram completamente inundadas durante a tempestade. Apesar do estrago não houve registro de desalojados ou desabrigado e os serviços essenciais estão funcionando de acordo com a Cedec.

“A Defesa Civil do município e o agente regional da Defesa Civil vistoriaram as áreas de risco de deslizamento de encostas em Sabará, orientando os moradores, além de monitorar o nível do rio” informou o governo mineiro.

A segunda ocorrência foi em Patrocínio do Muriaé, Zona da Mata, o volume do Rio Mariaé subiram de forma abrupta e consequentemente causou pontos de inundação. Com os danos 6 pessoas ficaram desabrigadas e 5 desalojadas, mas os serviços essenciais não foram afetados, de acordo com a divulgação da Cedec.

Previsão

O tempo continua instável nas regiões norte, leste e noroeste mineiro, com chuvas fortes e volumosas, que podem causar alguns contratempos à população. Essas chuvas e o tempo instável é decorrente de mais um episodio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um fenômeno meteorológico característico do período da estação da primavera/ verão.

Hoje (23), o céu deve ficar encoberto a nublado com pancadas de chuvas, eventualmente fortes, com trovoadas isoladas na região noroeste, norte, Jequetinhonha e Mucuri. Já nas demais regiões, o céu fica parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, de acordo com a Agencia Brasil.

Para a véspera de Natal e para o Natal a previsão também é de ceu nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

Foto destaque: Região mineira alagada.Reprodução: Anderson Coelho.

Últimas