Lorena Copa Sul-Americana 2023: veja data do sorteio e divisão de potes

Copa Sul-Americana 2023: veja data do sorteio e divisão de potes

A definição das chaves da fase de grupos da Copa Sul-Americana 2023 ocorrerá no dia 27 de março. Neste ano, a competição contará com...

Lorena - Notícias
Copa Sul-Americana 2023: veja data do sorteio e divisão de potes

Copa Sul-Americana 2023: veja data do sorteio e divisão de potes

Lorena - Notícias

Os últimos dos 16 times classificados na primeira fase da Copa Sul-Americana 2023 foram definidos nesta quinta-feira (9). As equipes se juntarão aos clubes brasileiros e argentinos que entraram direto na fase de grupos, além de mais quatro eliminados na terceira fase da Pré-Libertadores. 

Os potes do sorteio são divididos a partir da posição dos times no ranking da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) relativo a dezembro de 2022. As equipes classificadas na Pré-Libertadores, porém, entrarão obrigatoriamente no quarto pote.

As chaves da fase de grupos da Copa Sul-Americana serão sorteadas em 27 de março. Neste ano, seis clubes brasileiros participarão da competição: América-MG, Botafogo, Goiás, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo.

Confira a divisão de potes do sorteio da Sul-Americana:

Pote 1: São Paulo, Santos, Peñarol, Liga Deportiva Universitaria (LDU), Estudiantes, San Lorenzo, Emelec e Santa Fé;

Pote 2: Botafogo, Red Bull Bragantino, Guaraní, Universitario, Tolima ,Newell's Old Boys, Defensa y Justicia e Palestino;

Pote 3: América-MG, Goiás, Blooming, César Vallejo, Oriente Petrolero, Danubio, Tigre e Estudiantes de Mérida;

Pote 4: Gimnasia y Esgrima, Tacuary, Puerto Cabello, Audax Italiano e os quatro times que virão da pré-Libertadores.

Como funciona a Sul-Americana

A Copa Sul-Americana possui apenas uma etapa preliminar, em que 16 equipes se qualificam para a fase de grupos. Os outros 12 times se classificam para esta fase através de ligas locais, como o Campeonato Brasileiro. Os quatro clubes restantes vêm da pré-libertadores.

No campeonato, os 32 times serão separados em oito grupos formados por quatro equipes. O líder de cada chave avança direto para as oitavas de final, enquanto os times que ficaram em segundo lugar enfrentam os terceiros colocados dos grupos da Libertadores para conseguir uma vaga na próxima fase. 

Já nas oitavas de final, os clubes se enfrentam em duelos eliminatórios (ida e volta) até a final, que será disputada em jogo único, em Montevidéu, no Uruguai.

Foto Destaque: Reprodução/Conmebol.com

Últimas