Lorena Governo dos EUA não deve resgatar Silicon Valley Bank após banco declarar falência

Governo dos EUA não deve resgatar Silicon Valley Bank após banco declarar falência

Em entrevista ao canal norte-americano CBS, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos afirmou que a preocupação do governo é evitar...

Lorena - Notícias
Governo dos EUA não deve resgatar Silicon Valley Bank após banco declarar fal

Governo dos EUA não deve resgatar Silicon Valley Bank após banco declarar fal

Lorena - Notícias

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, declarou neste domingo (12) que as autoridades norte-americanas querem evitar o “contágio” financeiro após a falência do Silicon Valley Bank (SVB), mas descartou o resgate da instituição. 

"Queremos garantir que os problemas que existem em um banco não criem um contágio para outros que são sólidos" afirmou a secretária em uma entrevista ao canal estadunidense CBS.

Nesta sexta-feira (10), a Agência Federal de Garantia de Depósitos (FDIC, em inglês), entidade com atuação semelhante ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) brasileiro, assumiu o controle do SVB, após o banco quase colapsar devido aos saques em massa dos clientes.

Lorena - Notícias

Lorena - Notícias

Lorena - Notícias
O Silicon Valley Bank é o 16º maior banco dos EUA (Foto: Reprodução/Pexels.com)

Até o momento, diversas instituições regionais ou de médio porte anunciaram a saída da Bolsa. Entre eles estão: o First Republic Bank da Califórnia, que registrou aproximadamente 30% de queda nas sessões de quinta-feira e sexta-feira, e o Signature Bank, focado no setor de criptoativos, que vem perdendo valor desde quarta-feira.

Os dois bancos possuem, como clientes, empresas cujos depósitos tendem a superar o valor máximo assegurado pela Agência Federal de Garantia de Depósitos, de até US$ 250 mil. Entretanto, quase 96% dos depósitos do SVB não estavam protegidos pela apólice de seguro do FDIC.

"Eu tenho certeza de que eles (FDIC) estão considerando uma ampla gama de opções disponíveis, que incluem aquisições", disse Yellen.

Crise de 2008

Em setembro de 2008, o governo estadunidense investiu bilhões de dólares na maioria das grandes instituições do mercado para evitar a quebra do sistema financeiro. 

Com as reformas adotadas após esta crise financeira global, Janet Yellen informou que resgatar o SVB não é uma opção.

As reformas implementadas [desde a crise de 2008] significam que não faremos isso novamente. Mas estamos preocupados com os depositantes e estamos focados em tentar atender às suas necessidades”, disse.

Foto Destaque: Reprodução/Pexels.com

Últimas