Lorena Idosa que serviu de inspiração para filme da Disney morre aos 109 anos

Idosa que serviu de inspiração para filme da Disney morre aos 109 anos

Mulher que inspirou “Viva – A Vida é uma Festa”, havia 109 anos, e faleceu em sua terra natal, Santa Fe de la Laguna, cidade comemorativa do Dia dos Mortos.

Lorena - Notícias
Idosa que serviu de inspiração para filme da Disney morre aos 109 anos

Idosa que serviu de inspiração para filme da Disney morre aos 109 anos

Lorena - Notícias

A mexicana María Salud Remírez Caballero, mais conhecida como “Mamá Coco”, morreu nesta segunda-feira (17). Segundo informações da imprensa mexicana, a mulher havia completado 109 anos em setembro, e faleceu em Santa Fe de la Laguna, cidade comemorativa do Dia dos Mortos, data importante no país.

A mulher havia inspirado a produção do filme da Disney “Viva – A Vida é uma Festa”, obra vencedora do Oscar de 2017 como melhor animação. Com todo o sucesso do longa, María virou uma celebridade, e várias pessoas a procuravam com a intenção de tirar fotos.

Roberto Monroy, secretário de Turismo de Michoacán, estado natal da mexicana, postou uma nota oficial dando suas condolências:  “Lamento profundamente o falecimento de Dona María Salud Ramírez Caballero, Mamá Coco, mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para este amado personagem que deu a volta ao mundo. Minhas orações para que ela descanse e para que sua família encontre resignação”.

Lorena - Notícias

Lorena - Notícias

Lorena - Notícias

Cena do filme que retrata a Mamá Coco. (Reprodução/Twitter).

O diretor do filme, Lee Unkrich, tentou fugir da polêmica que teria se inspirado na idosa para criar a personagem, do filme, e também postou uma nota de esclarecimento através de suas redes sociais. “Há uma história por aí sobre uma idosa de Oaxaca na qual teríamos nos baseado para a personagem Mamá Coco. Isso não é verdade. A personagem não foi baseada em nenhuma pessoa real”, escreveu o cineasta.

Unkrich finalizou sua declaração alegando que a Mamá Coco “surgiu exclusivamente de nossa imaginação”

"Viva - A Vida É uma Festa" foi lançado em 2017 e sua trama gira em torno de um garoto que acidentalmente adentra o mundo dos mortos para conhecer seus parentes falecidos, como seu tataravô, pai de Mamá Coco. A animação foi a primeira na história do cinema que contou com um elenco exclusivamente de atores e atrizes latinas, e seu orçamento girou em torno de  US$ 175 e 200 milhões. 

Foto destaque: María Salud Ramírez. Reprodução/Carmen Hernández/El Sol de Morelia

Últimas