Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
Lorena - NotíciasO Palácio de Buckingham informou que a Rainha Elizabeth II, monarca com o reinado mais longo da Grã-Bretanha, morreu na tarde desta quinta-feira (8) aos 96 anos, na residência real escocesa, o Castelo de Balmoral. O príncipe Charles, de 73 anos, herdeiro do trono desde que tinha três anos de idade, agora é rei e será oficialmente proclamado assim no Palácio de St. James, em Londres, assim que possível.
Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, se dirigiram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica, essa manhã. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral, enquanto o príncipe Harry é aguardado no Reino Unido a qualquer momento. À tarde, veio a notícia do falecimento. O reinado de Elizabeth II durou 70 anos, o que faz dela a rainha britânica mais longeva da história.
Em um comunicado oficial, o Palácio de Buckingham disse: “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã.”
Comunicado oficial sobre a morte da Rainha Elizabeth II. (Foto: Reprodução/Twitter)
Bandeiras em edifícios históricos em toda a Grã-Bretanha foram abaixadas, após o período de 15 dias de luto oficial foi anunciado. Como Rainha do Reino Unido e 14 outros reinos, além de chefe da Commonwealth de 54 nações, Elizabeth II foi facilmente a chefe de estado mais reconhecida do mundo durante um reinado extraordinariamente longo.
Chegando ao trono aos 25 anos, ela liderou com sucesso a monarquia por décadas de mudanças turbulentas, com sua popularidade pessoal servindo de alicerce durante os tempos mais difíceis da instituição. Ao seu lado durante a maior parte desse tempo, o duque de Edimburgo, falecido no ano passado, era descrito como “força e permanência” durante um casamento que resistiu a muitas tensões impostas por sua posição como rainha.
Apesar de uma vida familiar vivida sob o brilho dos holofotes, Elizabeth II permaneceu uma figura calma e firme, resistindo aos divórcios de três de seus filhos e à crise precipitada pela morte prematura de Diana, princesa de Gales, em um acidente de carro em Paris em 1997.
Quinze primeiros-ministros serviram a monarca durante o seu reinado, o que a imprensa internacional garante ser um atestado do seu profundo conhecimento, experiência em assuntos mundiais e domínio da neutralidade política.
A Rainha Elizabeth II deixa quatro filhos, oito netos e doze bisnetos.
Foto Destaque: Rainha Elizabeth II. Reprodução/Twitter