Lorena Vazamento de gás mata 17 pessoas na África do Sul

Vazamento de gás mata 17 pessoas na África do Sul

Vazamento de gás teria sido ocasionado devido a atividade ilegal de mineração. Serviço de emergências e polícia local estão trabalhando...

Lorena - Notícias
Vazamento de gás mata 17 pessoas na África do Sul

Vazamento de gás mata 17 pessoas na África do Sul

Lorena - Notícias

Foram detectados 17 mortos em vazamento de gás em uma comunidade pobre na região de Joanesburgo, na África do Sul. Segundo informações do serviço de emergência, entre os mortos, estão algumas crianças. Entretanto, algumas fontes apontam que o número pode chegar a 24.

Os serviços de emergência receberam um chamado por volta das 8 horas da manhã, horário local, sobre uma explosão de gás. Na mesma hora, uma frota de 12 ambulâncias e uma unidade especializada foram enviadas. Ao chegarem no local, descobriram que não era um simples vazamento, e que na realidade o gás estava sendo exalado por um cilindro, que continha óxido de nitrato, extremamente venenoso. 

O óxido de nitrato é comumente utilizado na fabricação de explosivos. 

O porta-voz do serviço de emergência, William Ntladi comentou sobre todo o caso até aqui. Contamos cerca de 24 mortos. Assim que a cena se desenrolar durante a noite, chegaremos com números exatos em termos de vítimas fatais e de vítimas que foram hospitalizadas”. Após nova contagem, foram verificadas 17 mortes.

Ntladi ainda confirmou que as primeiras informações que chegaram, é que os gases estavam sendo utilizados para uma atividade criminosa de mineração ilegal, mas que ainda não podem afirmar se há garimpeiros que participaram dessa atividade entre os mortos. 

Lorena - Notícias

Lorena - Notícias

Lorena - Notícias

Cilindro de gás utilizados na mineração ilegal (Divulgação/Serviço de Emergências)

Segundo as últimas informações, a área de Boksburg, onde ocorreu esse acidente, foi evacuada até que seja declarada segura novamente, pelo serviço de emergência. 

É o segundo acidente dessa magnitude que ocorre em Boksburg em menos de um ano. Em dezembro de 2022, houve uma explosão de um caminhão que carregava gás para abastecer postos de gasolina na região, após o motorista tentar passar por uma ponte que não era alta o suficiente. Algumas infraestruturas próximas foram atingidas e danificadas e o acidente resultou na morte de 41 pessoas, além de outras 14 que ficaram feridas. 

O serviço de emergência ficará na ativa nos próximos dias averiguando se houve mais vítimas no caso e informou também que a polícia local já está investigando o processo de mineração ilegal para buscar os culpados pela morte dessas pessoas.

Foto Destaque: Serviço de emergência e polícia local trabalhando no caso na área de Boksburg. Reprodução/Reuters

Últimas