Coronavírus

Minas Gerais Alunos do 6º e 7º anos voltam para as escolas da rede estadual em MG

Alunos do 6º e 7º anos voltam para as escolas da rede estadual em MG

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) também voltam às aulas após permissão do Governo

No total, 284 cidades já retomaram aulas em MG

No total, 284 cidades já retomaram aulas em MG

Reprodução / Record TV Minas

Estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, do 1º ano do Ensino Médio e alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) voltam, nesta segunda-feira (23), para as salas de aula da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Essa é a última etapa do plano de retomada das atividades presenciais na rede estadual. Dos 853 municípios mineiros, 799 estão nas ondas verde ou amarela do Minas Consciente, plano que orienta o funcionamento do comércio durante a pandemia. Nestas cidades, são permitidas aulas presenciais para todos os anos escolares.

Clique AQUI e veja se sua escola já retomou as aulas presenciais

Apesar desse número, apenas 284 cidades estão com escolas abertas, já que a volta dos alunos depende da autorização das prefeituras. Os 990 mil alunos alunos da rede estadual que vivem nestes locais estão seguindo o ensino híbrido, onde há alternância semanal entre aulas presenciais e virtuais. Em Belo Horizonte, são cerca de 42 mil estudantes beneficiados pela flexibilização.

Em outros 54 municípios que estão localizados em microrregiões na onda vermelha do Minas Consciente, as instituições de ensino podem receber apenas estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Nestes locais, as aulas são disponibilizadas de forma remota, por meio de vídeo, áudio ou texto (impresso ou digital).

As aulas presenciais na rede estadual foram retomadas no dia 21 junho, após uma longa disputa na Justiça entre o Governo de Minas e o Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), que tentava impedir o retorno alegando ‘falta de segurança sanitária’.

A categoria chegou a entrar em ‘greve sanitária’ em julho. A paralisação durou pouco menos de um mês e foi encerrada na última terça-feira (17), quatro dias após a Justiça determinar a suspensão da paralisação, que, segundo a decisão, “traz enormes prejuízos à sociedade”.

Aulas em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte autorizou, a partir desta segunda-feira (23), a retomada das atividades presenciais nas instituições de Ensino Superior. O decreto com as regras para o retorno, publicado no último sábado (21), diz que as faculdades devem garantir o distanciamento mínimo de 1 metro e recomenda que seja feito um escalonamento de turmas.

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Flávia Martins y Miguel.

Últimas