Novo Coronavírus

Minas Gerais Ano letivo de 2020 em MG será concluído até janeiro de 2021

Ano letivo de 2020 em MG será concluído até janeiro de 2021

Secretária de Educação prevê que as aulas referentes ao calendário de 2021 comecem no mês de março; estudantes terão férias em fevereiro

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Alunos terão férias no mês de fevereiro

Alunos terão férias no mês de fevereiro

Pixabay/Reprodução

O Governo de Minas Gerais definiu que o ano letivo referente a 2020 será concluído em janeiro de 2021. A informação foi divulgada pela secretária de Educação, Julia Sant’Anna, durante coletiva nesta quinta-feira (1º).

Segundo a representante do governo, os estudantes terão férias no mês de fevereiro e as atividades referentes ao calendário de 2021 devem ser retomadas em março.

A partir da próxima segunda-feira (5), as cidades que estiverem na Onda Verde do programa Minas Consciente poderão liberar as aulas presenciais, mas a decisão final cabe às prefeituras. O Governo informou que deve receber até o final desta semana o total de municícios que irão autorizar o funcionamento das escolas.

Leia também: MP investiga suspensão de alvarás das escolas em BH

Por enquanto, na rede estadual de ensino, apenas os estudantes do 3º ano do ensino médio têm data para voltar para a sala de aula: dia 19 de outubro. Cálculos do governo apontam que aproximadamente 60 mil alunos estão nesta condição. Julia Sant'Anna destaca que a situação pode mudar no decorrer das semanas.

— Vamos aferir os municípios a cada 14 dias e fazer uma avaliação para a inclusão de novas séries. A expectativa é que comecem sempre primeiro pelos mais velhos.

De acordo com a secretária, os estudantes do ensino médio irão receber na próxima semana uma avaliação para diagnosticar o nível do aprendizado recebido pelas atividades remotas até o momento.

Veja o cronograma para a retomada das aulas em MG:

    • 05/10/2020 - Reabertura das escolas estaduais para profissionais organizarem o retorno;

    • 05/10 a 07/10/2020 - Avaliação diagnóstica para alunos do ensino médio;

    • 12/10 a 16/10/2020 - Recesso escolar da semana do professor;

    • 19/10/2020 - Início das aulas presenciais para alunos do 3º ano do ensino médio nas cidades da Onda Verde;

    • 30/01/2021 - Término do ano escolar de 2020.

O retorno

Os estudantes da rede estadual das cidades que liberarem o retorno não serão obrigados a comparecerem à escola, já que o governo decidiu manter o programa de teleaulas na Rede Minas, canal de TV Estatal, e a distribuição de apostilas.

Julia Sant'Anna explicou que os professores irão atender presencialmente nas primeiras e terceiras semanas do mês e remotamente nas segundas e quartas semanas.

Últimas