Sarampo

Minas Gerais Apenas 52% das crianças receberam vacina contra a poliomielite em BH

Apenas 52% das crianças receberam vacina contra a poliomielite em BH

Secretaria Municipal de Saúde informou que 57 mil das 109 mi crianças que devem receber a vacina foram imunizadas; campanha irá até esta sexta-feira

Campanha de vacinação segue até esta sexta-feira (20)

Campanha de vacinação segue até esta sexta-feira (20)

Divulgação/Secretaria Estadual da Saúde do Rio de Janeiro

Apenas 52% das crianças com idade entre um e quatro anos em Belo Horizonte receberam a vacina contra a poliomielite na cidade. A campanha de vacinação contra a doença termina já nesta sexta-feira (20).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pouco mais de 57 mil das 109 mil crianças receberam a dose de imunização.

A pasta informou que, no caso da vacina contra o sarampo, para pessoas entre 20 e 49 anos de idade, apenas 10% do público-alvo foi imunizado. A diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Paixão, explicou sobre a importância de se vacinar.

— A população precisa se imunizar contra essas doenças, que são graves. O sarampo era uma doença que estava controlada e, nos últimos anos retornou, inclusive com registro de óbitos no país. As vacinas são seguras e salvam vidas.

Leia maisLuta contra a poliomielite mobiliza voluntários no incentivo a vacinação

Segundo a Secretaria de Saúde, em 2019, BH registrou 55 casos de sarampo. Em 2020, são oito casos confirmados e um está em investigação. Ainda segundo a pasta, o Estado não registra um caso de poliomielite desde 1987. 

Locais de vacina

A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira nos centros de saúde do município, que seguem vários protocolos de saúde contra a disseminação da covid-19

Segundo a secretaria, para a entrada nas unidades é obrigatório o uso de máscaras, menos para crianças de até dois anos. A caderneta de vacinação é obrigatória para a conferência das doses aplicadas e também para conferir vacinas e doses pendentes. 

*Estagiário do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli 

Últimas