Coronavírus

Minas Gerais Após 15 meses fechadas, escolas estaduais de MG retomam aulas

Após 15 meses fechadas, escolas estaduais de MG retomam aulas

Retorno é gradativo e, por enquanto, só vai ocorrer em 86 colégios de 16 das 853 cidades mineiras; veja a lista de instituições

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7

Presença nas escolas será facultativa

Presença nas escolas será facultativa

Reprodução / Record TV Minas

Um ano e três meses após o início da pandemia de covid-19, as escolas públicas estaduais de Minas Gerais retomam as aulas presenciais pela primeira vez, nesta segunda-feira (21). Inicialmente, o retorno acontece em 16 das 853 cidades mineiras.

O protocolo elaborado pelo Governo Estadual prevê a reabertura dos colégios localizados nas macrorregiões que estiverem nas ondas amarela e verde do plano Minas Consciente, que orienta a flexibilização. No momento, 129 cidades estão nesta fase e poderiam reabrir as unidades de ensino da rede estadual, mas, para isso, é necessária a autorização da prefeitura local.

Segundo a SEE (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais), 86 escolas retomam suas atividades presenciais nesta segunda-feira para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

A ida dos alunos às escolas é opcional. Caso a família queira que o estudante permaneça em casa, ele continuará acompanhando as aulas de forma remota. A lista de escolas que reabrem nesta segunda está disponível neste link.

Veja: Indicadores melhoram e BH amplia aulas presenciais até o 9º ano

Na próxima segunda-feira (28), outras 150 unidades de ensino localizadas em 38 cidades também devem voltar as receber os alunos. Os funcionários destas escolas voltam ao trabalho presencial a partir de hoje, preparando o espaço para a volta dos estudantes. A lista dos colégios que voltam no dia 28 pode ser consultada neste link.

Por enquanto, Belo Horizonte não terá aulas presenciais nas escolas do Estado, embora já tenha iniciado as atividades nas redes municipal e particular. Isto ocorre uma vez que o município está localizado na região Central, classificada na onda vermelha do plano Minas Consciente.

Histórico

O Governo de Minas tentou iniciar uma reabertura gradual de suas escolas, em outubro de 2020, com alunos do terceiro ano do ensino médio. No entanto, antes da data prevista, O TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) barrou a retomada. A decisão foi revista pela Justiça no último dia 10 de junho.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas