Novo Coronavírus

Minas Gerais Após Betim, Contagem (MG) anuncia adesão ao Minas Consciente

Após Betim, Contagem (MG) anuncia adesão ao Minas Consciente

Adesão foi confirmada após determinação da Justiça; Contagem já é a segunda cidade com mais casos de covid-19 na Grande BH

Anúncio foi feito em um vídeo nas redes sociais

Anúncio foi feito em um vídeo nas redes sociais

Reprodução / Facebook

A cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, anunciou a adesão ao programa Minas Consciente, idealizado pelo Governo de Minas Gerais para orientar os municípios quanto ao processo de abertura ou fechamento de estabelecimentos comerciais. O anúncio foi feito na noite da última quarta-feira (15), pelo prefeito Alex de Freitas (sem partido)

A decisão foi confirmada um dia depois do prefeito de Betim, Vittorio Medioli (Podemos), anunciar que sua cidade iria aderir ao programa.

Assim como a cidade vizinha, Contagem tomou a decisão depois da Justiça determinar que os municípios com regras de abertura do comércio mais flexíveis seriam obrigados a aderir ao Minas Consciente ou seguir a deliberação número 17 do Comitê Covid-19 do Estado. O documento prevê apenas o funcionamento dos comércios essenciais.

O que abre

De acordo com o vídeo publicado nas redes sociais do prefeito, Contagem passa a seguir, a partir desta sexta-feira (17), as regras da “Onda Verde”, ou seja, fica permitido o funcionamento dos serviços considerados essenciais. Supermercados, farmácias, agropecuárias, bancos e Correios são alguns dos serviços que poderão abrir.

Veja: Governo de MG faz pesquisa com população sobre flexibilização 

Inicialmente, a adesão ao Minas Consciente não altera muito as regras que já estavam em vigor em Contagem, já que a Prefeitura havia recuado na flexibilização no fim do mês de junho, logo após o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciar o fechamento do comércio não-essencial em Belo Horizonte.  

Covid-19 em Contagem

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na terça-feira (14), Contagem tem 2.025 casos confirmados de covid-19 e 99 óbitos. Com esses números, o município ultrapassou Betim e se tornou a 2º cidade da região metropolitana de Belo Horizonte com mais casos.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas