Após 'caso Epcar', Barbacena (MG) apresenta três surtos de covid-19

Cidade já registra 292 ocorrências da doença, com quatro óbitos; ao todo, Governo de Minas monitora 14 surtos espalhados em 12 cidades 

Mais de 200 alunos foram diagnosticados com covid-19 na cidade

Mais de 200 alunos foram diagnosticados com covid-19 na cidade

Reprodução/EPCAR

Sede da Epcar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), da Aeronáutica, a cidade de Barbacena, a 160 km de Belo Horizonte, apresenta três pontos de surto de covid-19, conforme a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais).

Conforme o boletim epidemiológico publicado pela pasta, foram confirmados 292 casos da doença no município da região do Campo das Vertentes. Quatro pessoas morreram. 

A Epcar, que funciona em regime de internato, voltou as atividades no mês de abril e se tornou um dos pontos de surto da covid-19 no estado. Até o dia 26 de maio, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), responsável pela gestão da unidade, foram diagnosticados 204 casos no local. Mais de 500 alunos foram testados.  

A Escola da Aeronáutica foi denunciada ao MPF (Ministério Público Federal) pelo Conselho Tutelar da cidade, que recebeu uma denúncia anônima de que haveria casos de covid-19 dentro da instituição e que os alunos continuavam tendo aulas normalmente. 

Segundo a SES-MG, a pasta está adotando medidas de prevenção e controle para os surtos notificados no Estado, "a fim de impedir a propagação do vírus". 

"Ressaltamos que sempre que há suspeita de um surto, a SES orienta os municípios e os serviços de saúde das regiões a ampliar o isolamento social e as medidas restritivas. Além do acompanhamento da evolução dos casos", diz a secretaria, em nota. 

A reportagem entrou em contato com a FAB e aguarda posicionamento da instituição sobre o assunto.

Surtos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais identificou outros 11 surtos da covid-19 em todo o território mineiro, nas seguintes cidades: 

- Alvarenga
- Belo Horizonte
- Bom Despacho
- Corinto
- Felixlândia
- Paracatu
- Piranga
- Serra do Salitre
- Timóteo
- Unaí
- Varginha