Minas Gerais Após vazamento, barragem de água em fazenda de MG será esvaziada

Após vazamento, barragem de água em fazenda de MG será esvaziada

Problema foi detectado na parede de contenção da estrutura que fica no Serro; oito famílias foram retiradas de casa

Segundo a prefeitura, barragem é irregular

Segundo a prefeitura, barragem é irregular

Divulgação / Defesa Civil

A barragem de água que apresentou vazamento no muro de contenção, em uma fazenda na cidade de Serro, a 230 km de Belo Horizonte, na última semana, será esvaziada a partir desta terça-feira (29).

O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (28), por representantes do poder público que formaram uma força-tarefa para tratar do problema. Segundo o prefeito Nondas Miranda (PL), o município identificou que a estrutura é irregular.

— Essa barragem foi construída há mais de 60 anos e na época que foi feita não se exigia licenciamento para construção. Em 2004 a legislação mudou e ela teria que ter sido licenciada e não foi também.

O major Carlos Eduardo Lopes, da Defesa Civil estadual, explicou que após o volume de água da estrutura ser reduzido, haverá uma investigação para avaliar o que provocou o vazamento nas paredes da estrutura.

— Temos a expectativa de, sendo instaladas duas bombas, que o reservatório seja esvaziado em até 40% da sua capacidade nos próximos quatro dias.

Segundo a Defesa Civil, oito famílias foram retiradas de casa, já que os imóveis estão na área que seria atingida pela água em caso de possível rompimento da estrutura. Algumas delas foram para casa de parentes. Estradas do entorno da fazenda estão com desvio no trânsito.

Últimas