tragédia brumadinho

Minas Gerais Aras se reúne com Zema para discutir acordo entre Vale e MG

Aras se reúne com Zema para discutir acordo entre Vale e MG

Encontro acontece na véspera da nova audiência entre o Governo Estadual e a mineradora sobre os danos de Brumadinho

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7

Reunião deve tratar do acordo entre Minas e Vale

Reunião deve tratar do acordo entre Minas e Vale

Divulgação / Roberto Jayme / Gil Leonardi

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se reúne, nesta quarta-feira (20), com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

A intenção do encontro é discutir o acordo de reparação entre o Estado e a mineradora Vale pelos danos causados pela tragédia de Brumadinho. A reunião, que aparece na agenda oficial do governador, também conta com a presença do procurador-geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Júnior.

Veja: Vale inclui em acordo com Governo de MG R$ 3,6 bi que já foram pagos

O Governo do Estado e a mineradora Vale realizaram a primeira audiência de conciliação no mês de outubro. As duas partes discutem um acordo de reparação pelos danos causados pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro de 2019.

Inicialmente, Minas pediu cerca de R$ 54 bilhões para compensar as perdas econômicas e danos morais causados pela tragédia, mas a Vale recusou o acordo, tendo a intenção de pagar pouco mais de um terço do que foi pedido pelo Estado.

Desde então, foram realizados outros três encontros, mas nenhum deles terminou com um acerto entre as partes. A próxima audiência está marcada para a manhã de quinta-feira (21). O Governo de Minas acredita que o acordo será fechado antes da tragédia completar dois anos, na próxima segunda-feira (25).

Últimas