Coronavírus

Atendimentos do Samu de BH aumentam 10% em 2020

Gerente do serviço na capital mineira indica chegada da pandemia como explicação para crescimento da demanda

O número de atendimentos presenciais realizados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Belo Horizonte em 2020 aumentou 10% em relação ao ano anterior.

As ambulâncias estão sendo utilizadas para transportar pacientes com covid-19 das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para hospitais da cidade. O gerente do serviço em BH, Roger Lages, enfatiza que os meses com menor índice de isolamento social foram os que registraram o maior número de chamadas para ambulâncias.

— Quem causa aglomerações pode precisar de atendimentos não só por covid. Ela pode, por exemplo, sofrer um acidente e precisar de uma ambulância do Samu. Ao mesmo tempo, essa equipe pode estar atendendo um paciente com insuficiência respiratória.

Em média, foram 27 atendimentos a mais em relação a 2019, o que fez com que a Prefeitura de BH reforçasse a frota de veículos. Além das 27 unidades móveis próprias, foram contratadas mais 16 ambulâncias temporárias.

Alta tem relação com a pandemia da covid-19

Alta tem relação com a pandemia da covid-19

Marcus Ferreira/Agência Minas

A professora da Escola de Enfermagem da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Allana dos Santos, aponta para a importância de se investir em serviços básicos de Saúde para que o SAMU seja mais utilizado em situações graves.

— O trabalho precisa ser pensado a partir da base. Com as pessoas tendo mais conhecimento sobre prevenção e controle de doenças, a possibilidade de complicações é reduzida e, consequentemente, a necessidade do Samu.

Pandemia em BH

A taxa de ocupação dos leitos intensivos em BH voltou a ultrapassar os 80% após cinco meses. Os indicadores apresentados no boletim epidemiológico municipal apontam para uma expansão da pandemia na cidade. Belo Horizonte contabiliza 1.901 mortes e 65.141 casos confirmados da covid-19, além de 59.834 curados e 3.406 pacientes em acompanhamento.

Últimas