Novo Coronavírus

Minas Gerais Avanço da covid deixa profissionais de saúde em alerta em BH

Avanço da covid deixa profissionais de saúde em alerta em BH

Técnica de enfermagem relata dificuldade de atendimento na UPA Barreiro, neste fim de semana, com a demanda maior que a capacidade 

  • Minas Gerais | Luiz Casoni, da Record TV Minas

Unidade não tinha equipamentos para pacientes

Unidade não tinha equipamentos para pacientes

Reprodução/ Record Tv Minas

O aumento de casos de covid-19 em Belo Horizonte tem deixado profissionais da saúde em alerta. Funcionários da UPA (unidade de pronto atendimento) Barreiro relataram que seis pacientes com sintomas graves ficaram sem atendimento e tiveram que esperar por transferência, neste fim de semana.

O local possui dois respiradores e os aparelhos já estavam sendo usados por outros internados com sintomas da covid-19. Uma técnica de enfermagem que prefere não ser identificada classificou como “caótica” a situação na unidade.

Carla Aninciatta de Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Saúde de BH, explica que devido à demanda e o número de casos o serviço ficou sobrecarregado. Segundo os relatos da equipe que trabalha no local, a situação só foi normalizada quase nove horas depois, quando vagas de UTI (unidade de tratamento intensivo) foram encontradas em outros hospitais.

— O que aconteceu é que tinha mais ou menos oito pessoas, duas no respirador, quatro necessitando de intubação, duas necessitando de vaga na UTI e o serviço ficou sobrecarregado.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva está em 87%. Sobre a situação registrada na UPA Barreiro, a Secretaria de Saúde disse que já enviou dois respiradores para a unidade e confirmou que dois dos pacientes foram transferidos.

Por fim, a prefeitura destacou que novos respiradores e vagas estão sendo providenciados para o sistema público e que o contexto do avanço da pandemia foi fundamental para a prefeitura decidir suspender a reabertura do comércio na última semana.

Veja imagens:

Últimas