Novo Coronavírus

Minas Gerais Belo Horizonte tem 5.500 bares fechados devido a pandemia

Belo Horizonte tem 5.500 bares fechados devido a pandemia

Estabelecimentos só podem abrir para entrega ou retirada de produtos; Associação calcula em 35 mil o total de empregados demitidos no setor

Bares estão fechados desde 20 de março em BH

Bares estão fechados desde 20 de março em BH

Reprodução/RecordTV Minas

Há quase três meses sem poder abrir as portas, 5.500 bares e restaurantes fecharam em Belo Horizonte e na região metropolitana. Ao todo, segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 35 mil pessoas que estavam empregadas no setor foram demitidas e o total pode chegar a 60 mil. 

Desde 20 de março, após decreto da Prefeitura de Belo Horizonte, os bares foram proibidos de receber clientes e só podem funcionar no sistema de entrega a domicílio ou para retirada dos produtos no local. 

Bar em BH é fechado por abrir na quarentena para transmitir jogo

Essa alternativa, no entanto, representa queda na demanda para o setor. O empresário Marcelo Rodrigues, que fechou um restaurante que tinha há seis anos,  diz que mantém as operações de um outro estabelecimento no bairro Carmo, região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

— Atendíamos cerca de 180 pessoas por dia. Ficamos 15 dias fechados e passamos a atender por delivery. Num dia bom, fazemos 40 a 45 entregas. 

Conforme Rodrigues, dos 13 funcionários, sete foram demitidos. Segundo a Abrasel, dos 135 mil empregados do setor, 35 mil já foram demitidos em Belo Horizonte e região metropolitana. 

Para o presidente da associação Paulo Solmucci, é possível reabrir os estabelecimentos desde que os bares adotem medidas sanitárias. 

— Belo Horizonte é a cidade no Brasil que ficou mais tempo fechado. Basta que a gente seja cauteloso no afastamento das pessoas, com um mínimo de um metro para entrar, para pagar. Com tudo higienizado, o cardápio, e que o consumidor tenha consciência para sair de casa apenas se tiver com a saúde em dia e usando máscaras.

Últimas