Coronavírus

Minas Gerais Betim (MG) perde 270 vacinas da covid após freezer ser desligado

Betim (MG) perde 270 vacinas da covid após freezer ser desligado

Segundo a prefeitura, problema ocorreu durante faxina; outros 1.442 imunizantes para outras doenças também foram inutilizados

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Caso aconteceu na UBS Jardim Petrópolis

Caso aconteceu na UBS Jardim Petrópolis

Reprodução / Google Street View

Duzentos e setenta vacinas AstraZeneca contra a covid-19 foram inutilizadas ao serem expostas a uma temperatura acima da indicada, neste fim de semana, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, os medicamentos estavam em uma câmara de refrigeração que foi desligada durante a faxina da sala de vacina da UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Petrópolis. Outras 1.442 doses de imunizantes para outras doenças também estavam no freezer e se perderam.

A limpeza aconteceu no sábado (19), mas o problema só foi descoberto na manhã desta segunda-feira (21), após os funcionários do posto chegarem para o trabalho.

"A bateria de emergência do aparelho foi acionada automaticamente, mas devido ao longo período, não manteve o equipamento em funcionamento até que o problema fosse identificado", detalhou a Secretaria Municipal de Saúde de Betim.

Ainda de acordo com o município, a limpeza foi realizada por uma empresa terceirizada. "A prefeitura está apurando os fatos e os responsáveis para tomar as medidas cabíveis", concluiu a prefeitura em nota.

Segundo o Vacinômetro do Governo de Minas, 109.389 moradores de Betim receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus, enquanto 38.839 já foram atendidos com o reforço.

Últimas