Coronavírus

Minas Gerais BH amplia funcionamento de lojas e abre restaurantes, parques e praças

BH amplia funcionamento de lojas e abre restaurantes, parques e praças

Comércio vai abrir de segunda a sexta, restaurantes poderão funcionar para almoço entre 11h e 15h e parques e praças terão as grades retiradas

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Prefeito Alexandre Kalil anunciou ampliação da abertura do comércio

Prefeito Alexandre Kalil anunciou ampliação da abertura do comércio

Amira Hissa/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a abertura do comércio não essencial e autorizou, também, a reabertura de parques e praças públicas. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) em entrevista coletiva nesta quinta-feira (20) e as novas regras valem para a próxima segunda-feira (24). 

Os comércios de rua e nas galerias comerciais e shoppings centers, que desde o dia 6 de agosto funcionam durante três dias e fecham nos outros quatro, agora, poderão ficar abertos em todos os dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento permanece o mesmo. 

Para justificar as novas regras, Kalil informou que Belo Horizonte tem a menor taxa de mortalidade dentre as capitais. Segundo o prefeito, a capital mineira registra 33 óbitos por cada grupo de 100 mil habitantes, número menor que Porto Alegre (37), Brasília (71), Salvador (77), São Paulo (88), Manaus (99), Rio de Janeiro (135) e Fortaleza (141). 

Ainda segundo Kalil, a diminuição na taxa de ocupação de leitos de UTI (59,9%) e enfermaria (49,2%) também possibilita uma maior abertura no funcionamento do comércio e da circulação na capital mineira. Para o prefeito, essa expansão depende do comportamento dos cidadãos. 

- Essa abertura gradual, com calma, agora depende de vocês. Quem sair para a rua para passear está prejudicando o comércio, bares e restaurantes de Belo Horizonte. Estamos dependendo do resultado dessa primeira abertura. Nós já sacrificamos demais, se estamos fazendo isso é porque temos responsabilidade de que  ninguém morreu nessa cidade sem atendimento. 

Confira os novos horários de funcionamento:

. Comércio varejista e atacadista de rua, além de galerias comerciais e shoppings centers: segunda a sexta, de 11 às 19h
. Salões de beleza: terça a sexta, de 11h às 20h e sábados de 9h às 17h
. Drive-in: sexta a domingo, de 14h às 23h

Últimas