Coronavírus

Minas Gerais BH começa a vacinar adolescentes com comorbidades na segunda (6)

BH começa a vacinar adolescentes com comorbidades na segunda (6)

Jovens de 12 a 17 anos gestantes e com deficiências também serão imunizados; grávidas e puérperas recebem 2ª dose na quinta (9)

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7

Imunização de adolescentes começa na segunda (6)

Imunização de adolescentes começa na segunda (6)

Divulgação / Prefeitura de Santa Luzia

Belo Horizonte anunciou que vai começar a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos a partir da próxima segunda-feira (6). A imunização de menores de idade na capital vai ser iniciada pelo público com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas (Veja o calendário completo no fim da matéria).

A prefeitura também anunciou a aplicação da segunda dose para caminhoneiros, gestantes e puérperas sem comorbidades e também a segunda dose da Coronavac para moradores de 33 e 32 anos sem comorbidades. Todos estes grupos serão atendidos na próxima semana.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 5.521 adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes, puérperas e lactantes se cadastraram no site da prefeitura. Os jovens de 12 a 15 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da imunização.

Veja: Após 228 dias, BH conclui aplicação da 1ª dose em adultos neste sábado

Os adolescentes que vão receber a primeira dose precisam apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e algum documento emitido há até 12 meses que comprove a comorbidade (exames, receitas, relatórios ou prescrições médicas). Já aqueles que vão receber a segunda dose só precisam levar o documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacina.

A campanha de imunização na capital mineira é realizada de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h nos postos fixos e extras e das 8h às 16h30 nos pontos de drive-thru. Aos sábados, o atendimento é realizado das 7h30 às 14h nos postos fixos e das 8h às 14h nos pontos de drive thru.

Cada grupo convocado possui locais de vacinação específicos que são atualizados diariamente pela prefeitura. A lista completa pode ser consultada neste link.

Até esta quinta-feira (2), Belo Horizonte já havia recebido 3.339.186 vacinas contra a covid-19. Destas, 1.863.420 foram administradas como primeira dose e 953.071, como segunda dose. Outras 58.854 pessoas receberam a vacina da Janssen, de dose única. Quase 82% do público-alvo da campanha recebeu a primeira dose e 43% recebeu a segunda dose.

Confira o calendário de vacinação para os próximos dias:

Sábado (4):

- pessoas de 18 anos  (considerando que o público de 17 anos só pode ser imunizado com a vacina da Pfizer);

- segunda dose para caminhoneiros;

Segunda-feira (6):

- primeira dose para adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 6 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes;

-segunda dose para pessoas de 33 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias;

Quarta-feira (8):

- segunda dose para pessoas de 32 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias;

- primeira dose de adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 8 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes;

Quinta (9) e sexta-feira (10):

- segunda dose para gestantes e puérperas sem comorbidades.

Só poderão tomar a segunda dose nos dias 9 e 10 de setembro as gestantes e puérperas cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até os dias 16 e 17 de setembro.

Confira o avanço da vacinação pelo Brasil:

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas