Minas Gerais BH começa a vacinar bebês contra a gripe nesta segunda-feira (12)

BH começa a vacinar bebês contra a gripe nesta segunda-feira (12)

Profissionais da saúde, gestantes e puérperas também estão na primeira fase da campanha gratuita; veja onde vacinar

Novos grupos serão chamados nas próximas semanas

Novos grupos serão chamados nas próximas semanas

Michael Reynolds/EFE/EPA - 17.09.2020

Belo Horizonte vai seguir o calendário nacional e iniciar a vacinação gratuita contra a gripe a partir desta segunda-feira (12).

Diferentemente do que ocorreu nos outros anos, os idosos não serão os primeiros a receber os medicamentos. Desta vez, a campanha começa com os bebês com idades entre 6 e 11 meses, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Paulo Roberto Corrêa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica de Belo Horizonte, explicou que a mudança foi uma orientação para evitar conflito com a imunização contra a covid-19.

Leia também: Vacinas contra gripe e covid-19 não podem ser aplicadas no mesmo dia

O representante da prefeitura explica que o morador deve aguardar um prazo de ao menos 14 dias para tomar a vacina do coronavírus, caso receba a dose contra gripe. Como atualmente a vacinação da covid-19 está atendendo, principalmente, os idosos, este grupo ficará para as fases finais da campanha contra gripe.

— A mudança é positiva e vale deixar um alerta. Se a pessoa estiver próxima de receber a vacina da covid-19 e já puder tomar a da gripe, sugerimos que ela opte, primeiro, pela do coronavírus.

A campanha de vacinação contra gripe vai acontecer em todos os postos de saúde da capital, com excessão dos nove que estão servindo de apoio aos hospitais para atendimento médico. A lista de locais e horários de atendimento está disponível neste link.

A prefeitura recebeu para a primeira fase 86.800 mil doses. Segundo Paulo Roberto Corrêa, novos grupos serão chamados para receber as doses, a medida em que novas remessas chegarem à cidade. A expectativa é que os idosos sejam incluídos até o mês de maio.

Últimas