Novo Coronavírus

Minas Gerais BH deve vacinar mais 9 mil idosos entre 86 e 88 anos nesta semana

BH deve vacinar mais 9 mil idosos entre 86 e 88 anos nesta semana

Neste fim de semana, foram aplicadas 11 mil doses nos postos de saúde; moradores reclamaram das longas filas nos locais

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli e Pablo Nascimento, do R7

Resumindo a Notícia

  • Dos 20 mil idosos com idade entre 86 e 88 anos, 11 mil foram vacinados no fim de semana
  • Moradores devem procurar endereços de postos de saúde próximos para se vacinarem
  • Para as próximas etapas, BH estuda modelo de drive-thru
  • Moradores criticaram filas e aglomeração nas unidades de saúde no sábado
Moradores reclamaram de longas filas nos postos de saúde neste fim de semana

Moradores reclamaram de longas filas nos postos de saúde neste fim de semana

Divulgação

Cerca de 9 mil idosos com idade entre 86 e 88 anos ainda devem ser vacinados contra a covid-19 em Belo Horizonte até esta sexta-feira (19). Do total de 20 mil pessoas desse público-alvo, mais da metade - 11 mil pessoas - foi imunizada nos postos de saúde neste fim de semana. 

De acordo com a prefeitura, há doses suficientes para vacinar todos os moradores da capital mineira com 86 anos de idade ou mais. Os idosos que ainda não foram imunizados devem se deslocar até um posto de saúde mais próximo de sua casa. 

A ampliação da campanha de imunização contra a covid-19 para idosos com idade inferior ainda depende da distribuição de mais doses pelo Ministério da Saúde e o Governo de Minas Gerais. 

Vacinação drive-thru

De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Taciana Malheiros, a Prefeitura de Belo Horizonte cogita adotar um sistema de drive-thru para as próximas fases da vacinação contra a covid-19 na cidade.

Em entrevista ao R7 nesta segunda-feira (15) ela reconheceu o problema de aglomeração e filas grandes em postos de saúde da capital miniera neste fim de semana. Segundo Taciana, no entanto, o problema foi causado pelo número de acompanhantes dos idosos e pelo fato de que alguns moradores não teriam respeitado a orientação da prefeitura de priorizar durante o turno da manhã as pessoas com idades entre 86 e 87 anos, enquanto as com 88 anos deveriam ir à unidade de saúde durante a tarde.

— Abrimos 80 centros de saúde e tivemos relato de filas maiores em cerca de cinco ou sete deles. Basicamente toda a população concentrou durante a manhã e, durante a tarde, as salas ficaram vazias.

Vacinação em Belo Horizonte

Até o momento, a Prefeitura de Belo Horizonte vacinou trabalhadores de saúde, pessoas com deficiências ou com mais de 60 anos que vivem em abrigos e asilos e idosos com idade igual ou superior a 89 anos.

Segundo a Secretaria de Saúde, as doses recebidas pelo município são suficientes para imunizar os grupos citados e as pessoas com idades entre 86 e 88 anos, que representam aproximadamente 20 mil moradores. No último sábado (13), cerca de nove mil idosos desta faixa etária foram vacinados.

Idosos de 86 a 88 anos acamados e com mais de 89 anos devem agendar pelo site da prefeitura, neste link, o atendimento em casa. A secretária adjunta Taciana Malheiros explica que ainda não é possível prever a data de vacinação para os demais grupos.

— A medida em que a Secretaria Estadual de Saúde for enviado novas doses, nós vamos acionar as demais fases prioritárias.

Veja o número de doses aplicadas em todo Brasil:

Últimas