Coronavírus

Minas Gerais BH foca em terceira dose de vacina e repescagem para jovens

BH foca em terceira dose de vacina e repescagem para jovens

Após pausa no feriado de Proclamação da República, capital volta a aplicar o imunizante contra a covid-19; veja o calendário

Estado reduziu o intervalo para a terceira dose

Estado reduziu o intervalo para a terceira dose

Fernando Frazão/Agência Brasil

Após uma pausa na vacinação contra a covid-19 no fim de semana prolongado do feriado de Proclamação da República, Belo Horizonte volta com a campanha de imunização nesta terça-feira (16).

Nos próximos dias, a capital mineira vai focar na distribuição da terceira dose para grupos prioritários, como idosos e profissionais da saúde, além de fazer uma repescagem para os jovens que perderam a data.

Na última semana, representantes da prefeitura divulgaram que menos de 30% dos jovens de 20 a 30 anos haviam buscado pela segunda dose, mesmo passada a convocação para a faixa etária. Na última sexta-feira (12), o Governo de Minas determinou a redução do intervalo para aplicação da terceira dose, passando de seis para cinco meses. A prefeitura anunciou que vai adotar o novo prazo a partir dos próximos grupos.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os moradores devem checar os postos com atendimento disponível para cada grupo, já que a lista passa por alterações frequentes, a depender da disponibilidade de doses. A lista com locais de vacinação, horário de atendimento e documentação exigida está disponível neste link.

Veja o calendário de vacinação em BH para esta semana:

Dia 16/11 (terça-feira):

- Trabalhadores de saúde a partir de 18 anos - dose de reforço

* Poderão se vacinar trabalhadores de saúde a partir de 18 anos cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte.

• Dia 17/11 (quarta-feira):

- Idosos de 85 e 84 anos - dose de reforço

* Poderão se vacinar idosos de 85 e 84 anos cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.

• Dia 18/11 (quinta-feira):

- Idosos de 83 e 82 anos - dose de reforço

* Poderão se vacinar idosos de 83 e 82 anos cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.

• Dia 19/11 (sexta-feira):

- Repescagem de dose de reforço para idosos

* É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

- Repescagem de dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão a partir de 18 anos

* Poderão se vacinar pessoas com alto grau de imunossupressão a partir de 18 anos cuja segunda dose tenha sido há pelo menos 28 dias. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF, além de documento que comprove a condição de saúde.

- Repescagem de segunda dose para pessoas de 29, 26, 25, 24, 22, 21 e 20 anos vacinadas com a Pfizer

* É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

Últimas