BH prevê aumento no número de casos de covid-19 até julho

Estimativa é que o crescimento seja de 270%; número segue padrão de indicadores como a taxa de contaminação por infectado

Estimativa leva em conta transmissão de infectados

Estimativa leva em conta transmissão de infectados

Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte estima um aumento de 273% no número de casos de covid-19 nos próximos dois meses, de acordo com boletim de monitoramento divulgado pela primeira vez na última sexta-feira (15). A projeção leva em conta um indicador chamado de Rt, que significa taxa de transmissão por infectado.

Esse indicador mede, basicamente, quantas pessoas uma pessoa com covid-19 infecta, em média. Hoje, a Rt está em 1,09, ou seja, uma pessoa que teve contato com o novo coronavírus infecta, em média, 1,09 pessoas. O ideal, segundo a própria prefeitura, é que essa taxa seja menor ou igual a 1. 

Veja: Sexta maior cidade, BH é a 30ª em mortos por Covid-19, diz prefeito

Levando em conta a taxa atual, em 13 de julho, Belo Horizonte deverá ter 3.769 casos, um número 3,7 vezes maior que os 1.008 casos registrados até a última sexta-feira (15).

Prefeitura calculou projeção de casos em 3 cenários diferentes

Prefeitura calculou projeção de casos em 3 cenários diferentes

Divulgação/PBH

Cálculo

A Prefeitura de Belo Horizonte também divulgou os cenários caso o Rt fique mais baixo (0,99) ou mais alto (1,2) e a previsão é de uma diferença de cerca de 3 mil casos dependendo da situação. 

Caso a taxa média de transmissão por infectado baixe para 0,99 a projeção para o total de casos até julho é de 2.720. Por outro lado, se o indicador aumentar para 1,2 o número de casos pode chegar a 5.660

Retomada das atividades

O Rt é um dos três indicadores levados em conta pela Prefeitura de Belo Horizonte para determinar a retomada das atividades, com a abertura dos comércios não-essenciais. Os outros dois são a taxa de ocupação dos leitos - de UTI e enfermaria na capital. A previsão para reabertura, até o momento, é 25 de maio.

Divulgação/PBH

Conforme a prefeitura, os três indicadores devem estar em nível verde para seja iniciada a retomada das atividades. O Rt, no entanto, encontra-se em nível de alerta, com taxa de 1,09 - o ideal seria um número menor ou igual a 1.