Coronavírus

Minas Gerais BH tem a melhor ação contra a Covid entre 14 capitais, diz estudo

BH tem a melhor ação contra a Covid entre 14 capitais, diz estudo

Universidade britânica afirma que 328 mil mortes teriam sido evitadas caso as cidades tivessem os índices da capital mineira

  • Minas Gerais | Nalu Saad, da Record TV Minas

Capital mineira apresentou menores índices

Capital mineira apresentou menores índices

Reprodução / Google Street View

Um estudo do Imperial College, de Londres, no Reino Unido, avaliou a disseminação da Covid-19 em 14 capitais brasileiras e concluiu que Belo Horizonte teve a melhor gestão da pandemia entre elas.

Além da capital mineira, o estudo leva em conta dados de Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Manaus, Natal, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Uma projeção realizada dentro da pesquisa mostra que, caso os níveis de mortalidade em hospitais dessas cidades estivessem no mesmo patamar do registrado em BH, 328 mil mortes poderiam ter sido evitadas.

O levantamento não focou a identificação dos motivos dessa baixa taxa de mortalidade em BH em comparação ao restante do país, mas sugere que é fruto de uma combinação de fatores.

Segundo o estudo, o maior número de óbitos está diretamente ligado ao aumento da demanda e aos recursos limitados de saúde.

Concentração de populações vulneráveis com acesso precário à saúde agrupadas nas maiores cidades do país, subfinanciamento do sistema público de saúde e discrepâncias emergentes em sistemas de saúde estão entre as situações que podem ter contribuído com as mortes, aponta o levantamento.

"Descobrimos que todos os índices de pressão de saúde estão fortemente correlacionados com as taxas de mortalidade hospitalar de Covid-19 semanais padronizadas por idade na maioria das cidades", destaca o documento.

Últimas