Minas Gerais BH terá temporais até amanhã e temperatura sobe a partir de 2ª

BH terá temporais até amanhã e temperatura sobe a partir de 2ª

Nas últimas 24h, o volume de chuvas foi de 30mm e, até agora, já choveu o equivalente a 68% do volume esperado para o mês

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Resumindo a Notícia

  • BH registrou chuvas fortes em, ao menos, 4 regiões nesta madrugada
  • De acordo com o Inmet, foram 30mm de chuva nas últimas 24h
  • Previsão é de mais temporais durante a tarde e noite deste sábado e domingo
  • Semana que vem, temperaturas aumentam na capital mineira
Temporais devem continuar até este domingo

Temporais devem continuar até este domingo

Lucas Pavanelli/R7

O temporal que caiu na noite desta sexta-feira (8) em Belo Horizonte e na região metropolitana deve se repetir entre a tarde e a noite deste sábado e também no domingo, de acordo com o Inmet (Instituto de Meteorologia de Minas Gerais). 

Na noite desta sexta-feira, diversas regiões da capital mineira registraram fortes chuvas e incidência de raios e rajadas de vento. De acordo com a Defesa Civil, chuvas fortes ou extremamente fortes foram registradas na regiões Centro-Sul, Oeste, Nordeste e Noroeste durante a madrugada. 

De acordo com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), durante a noite de sexta e a madrugada de sábado, foram registrados 12 raios na capital mineira. Outras cidades da Grande BH também registraram descargas atmosféricas, mas em quantidade menor. Em Brumadinho foram seis, em Ibirité, quatro, e Santa Luzia, Nova Lima, Sabará e Caeté, registraram um raio cada. 

O sistema elétrico de BH e região opera dentro da normalidade, de acordo com a companhia. 

A ocorrência de temporais deve permanecer até domingo, de acordo com o meterorologista Cleber Souza, do Inmet. Segundo ele, nas últimas 24 horas foi registrado um volume de 30 mm na capital mineira. Em apenas 9 dias, Belo Horizonte já registrou um volume de chuvas de 223,5 mm, o que representa 68% da média histórica para o primeiro mês do ano, que é de 329,1 mm. 

- Até amanhã teremos grandes chuvas isoladas, principalmente nas regiões Centro, Sul e Oeste de Minas Gerais. São chuvas típicas de verão, com elevação das temperaturas durante o dia e pancadas de chuva à tarde e noite. 

De acordo com Souza, a partir de segunda-feira, haverá estiagem maior e elevação da temperatura. No entanto, isso não significa que não haja pancadas de chuva no fim da tarde. 

- A partir de segunda, uma massa de ar seco se instala na região. As temperaturas devem subir na semana que vem e as pancadas de chuva serão mais fracas. 

Segundo o meterologista, esse cenário vale para a região metropolitana de Belo Horizonte, mas aschuvas mais fortes continuam nas regiões Sul, Triângulo Mineiro e Noroeste. 

Últimas