Novo Coronavírus

Minas Gerais BH vacina 10 mil idosos com mais de 89 anos na próxima semana

BH vacina 10 mil idosos com mais de 89 anos na próxima semana

Primeiro passo é o cadastramento, que começa às 7h desta segunda (8); prefeitura marcará data e local para vacinação dos idosos

Cadastramento para vacinação de idosos começa na próxima segunda-feira (8)

Cadastramento para vacinação de idosos começa na próxima segunda-feira (8)

Portal Correio

Cerca de 10 mil idosos com mais de 89 anos de idade começam a ser vacinados na semana que vem em Belo Horizonte. De acordo com a prefeitura, as duas doses necessárias para imunizar ese público já estão separadas e de posse da secretaria municipal de saúde. A vacinação começará assim que houver um volume de cadastrados na prefeitura. 

Os idosos, seus parentes ou responsáveis poderão, a partir das 7h desta segunda-feira (8) fazer um cadastro no site da prefeitura ou pelo telefone 156. O Executivo municipal vai agendar uma data e local de vacinação, que pode ser um centro de saúde ou a mesmo a residência do idoso. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a ampliação do público-alvo de vacinação depende do fluxo de envio das doses do imunizante pelo Ministério da Saúde. Para se ter uma ideia, os idosos entre 80 e 89 anos, que são 91 mil pessoal, demandam 182 mil doses para serem imunizados duas vezes. De acordo com o subsecretário de vigilância à saúde, Fabiano Pimenta, o objetivo é abrir o cadastramento à medida em que houver previsão da chegada de mais doses. 

- Temos nos primado por evitar ao máximo o tumulto e a ansiedade exacerbada da população. Se abrirmos o cadastramento de acamados nesse momento, não tenho dúvida de que haverá grande número de dúvidas e ansiedade. Já fizemos esse cadastramento em experiências anteriores e sabemos que isso é rápido,

Vacinação

Na primeira fase de vacinação, foram imunizados os profissionais de saúde que trabalham em hospitais públicos e privados de Belo Horizonte. Em seguida, foram vacinados os que trabalham em centros de saúde, Cersams e no Samu.

Os idosos com 89 anos ou mais estão incluídos na segunda fase, que terá à disposição, 57,3 mil doses da vacina já repassadas à capital. De acordo com a prefeitura, Belo Horizonte segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, e a mudança na ordem dos grupos a serem vacinados, bem como alguma fragmentação dentro deles pode ocorrer de acordo com a quantidade de doses disponibilizadas.

Últimas