Cadastramento para vacinação de idosos começa na próxima segunda-feira (8)
Portal CorreioCerca de 10 mil idosos com mais de 89 anos de idade começam a ser vacinados na semana que vem em Belo Horizonte. De acordo com a prefeitura, as duas doses necessárias para imunizar ese público já estão separadas e de posse da secretaria municipal de saúde. A vacinação começará assim que houver um volume de cadastrados na prefeitura.
Os idosos, seus parentes ou responsáveis poderão, a partir das 7h desta segunda-feira (8) fazer um cadastro no site da prefeitura ou pelo telefone 156. O Executivo municipal vai agendar uma data e local de vacinação, que pode ser um centro de saúde ou a mesmo a residência do idoso.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a ampliação do público-alvo de vacinação depende do fluxo de envio das doses do imunizante pelo Ministério da Saúde. Para se ter uma ideia, os idosos entre 80 e 89 anos, que são 91 mil pessoal, demandam 182 mil doses para serem imunizados duas vezes. De acordo com o subsecretário de vigilância à saúde, Fabiano Pimenta, o objetivo é abrir o cadastramento à medida em que houver previsão da chegada de mais doses.
- Temos nos primado por evitar ao máximo o tumulto e a ansiedade exacerbada da população. Se abrirmos o cadastramento de acamados nesse momento, não tenho dúvida de que haverá grande número de dúvidas e ansiedade. Já fizemos esse cadastramento em experiências anteriores e sabemos que isso é rápido,
Vacinação
Na primeira fase de vacinação, foram imunizados os profissionais de saúde que trabalham em hospitais públicos e privados de Belo Horizonte. Em seguida, foram vacinados os que trabalham em centros de saúde, Cersams e no Samu.
Os idosos com 89 anos ou mais estão incluídos na segunda fase, que terá à disposição, 57,3 mil doses da vacina já repassadas à capital. De acordo com a prefeitura, Belo Horizonte segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, e a mudança na ordem dos grupos a serem vacinados, bem como alguma fragmentação dentro deles pode ocorrer de acordo com a quantidade de doses disponibilizadas.