Coronavírus

Minas Gerais BH vai aguardar mais uma semana para decidir retorno das aulas

BH vai aguardar mais uma semana para decidir retorno das aulas

Prefeitura deve autorizar atividades presenciais, inicialmente, apenas para crianças de até 5 anos e 8 meses

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Apenas crianças devem voltar para escolas

Apenas crianças devem voltar para escolas

Reprodução / Pixabay

A Prefeitura de Belo Horizonte decidiu aguardar mais uma semana para decidir se vai autorizar o retorno das aulas presenciais na cidade.

O anúncio foi feito pelo Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, nesta quarta-feira (3), após reunião com o comitê de enfrentamento à covid-19.

Os representantes da prefeitura tinham a expectativa de abrir as escolas para parte dos alunos já na próxima segunda-feira (8). No entanto, o aumento da taxa de infecção do coronavírus e da ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) fez a equipe recuar.

— Se os indicadores demonstrarem melhorar como parece que vai acontecer, podemos voltar as escolas para crianças menores que 5 anos e 8 meses. Mas se houver qualquer piora podemos fechar de novo, a qualquer momento, sempre respeitando os indicadores.

Da última semana para cá, o RT (ritmo de transmissão) do vírus saltou de 0,94 para 1,20, passando da faixa verde para o alerta máximo, na classificação vermelha. Na prática, o número indica que cada grupo de 10 infectados é capaz de transmitir o coronavírus para outras 12 pessoas.

A ocupação das UTIs está em 75% (alerta vermelho), enquanto a dos leitos simples está em 59,4% (alerta amarelo), conforme detalhou o secretário.

— Como temos observado um aumento do número de casos em pessoas mais jovens, achamos prudente aguardar mais uma semana com monitoramento constante dos dados para que possamos definir com mais clareza qual será o impacto da circulação dessas crianças na cidade durante a pandemia.

Últimas