Coronavírus

Minas Gerais BH vai antecipar vacinação contra covid para mulheres com 19 anos

BH vai antecipar vacinação contra covid para mulheres com 19 anos

Jovens desta faixa etária seriam imunizados em dias diferentes, mas PBH unificou vacinação na quinta (2); veja calendário completo

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli e Célio Ribeiro*, do R7

Moradores com 19 anos serão vacinados na quinta (2)

Moradores com 19 anos serão vacinados na quinta (2)

Reprodução / Freepik

Belo Horizonte anunciou que vai antecipar para quinta-feira (2) a vacinação contra a covid-19 para as mulheres com 19 anos de idade.

De acordo com o último calendário divulgado no dia 17 de agosto pela prefeitura, a imunização de homens e mulheres desta faixa etária seriam realizadas em datas diferentes. Segundo a Secretaria de Saúde, a chegada de novas doses permitiu a antecipação na campanha de vacinação (veja o calendário completo abaixo).

A previsão da prefeitura é aplicar a primeira dose do imunizante em todos os moradores com idade igual ou superior a 18 anos até o fim desta semana. A Secretaria de Saúde já começou a cadastrar os adolescentes com 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes.

Apesar disso, ainda não há uma data prevista para a campanha de vacinação ser ampliada para abranger os jovens e nem a aplicação da terceira dose em idosos. Segundo a prefeitura, o avanço depende da chegada de novas doses e da divulgação das diretrizes pelo Ministério da Saúde.

Regras para vacinação

Em dias úteis, a aplicação acontece das 8h às 17h nos postos fixos e das 8h às 16h30 nos drive-thrus. Aos fins de semana o horário é das 7h30 às 14h e das 8h às 14h, respectivamente. Quatro unidades especiais, indicadas neste link, têm atendimento noturno.

O interessado precisa comprovar que mora na cidade, apresentar documento com foto, não ter recebido qualquer imunizante nos últimos 14 dias, além de não ter tido sintomas da covid-19 no último mês. A lista de locais para cada grupo está disponível aqui.

Até a última sexta-feira (27), Belo Horizonte já havia recebido 3.258.836 vacinas, tendo aplicado 83,3% delas. Dos mais de 2,5 milhões de habitantes, 70,3% receberam a primeira dose e 37,3% estão totalmente imunizados.

Veja o calendário de vacinação atualizado em BH: 

• 31/08/2021 (terça-feira):
- Primeira dose para pessoas de 20 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;

• 01/09/2021 (quarta-feira):
- Segunda dose para pessoas de 57 anos

• 02/09/2021 (quinta-feira):
- Primeira dose para pessoas de 19 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
- Segunda dose trabalhadores do Transporte Coletivo e Rodoviário de passageiros (motoristas e cobradores); trabalhadores da Limpeza Urbana e manejo de resíduos sólidos e trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;

• 03/09/2021 (sexta-feira):
- Segunda dose para pessoas de 56 anos;

• 04/09/2021 (sábado-feira):
- Primeira dose para pessoas de 18 anos, completos até 30 de setembro, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
- Segunda dose Caminhoneiros.

Confira o avanço da vacinação pelo Brasil:

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas