Novo Coronavírus

Minas Gerais BH vai receber segundo lote de vacinas da Pfizer com 112 mil doses

BH vai receber segundo lote de vacinas da Pfizer com 112 mil doses

Por enquanto, os imunizantes da empresa americana serão usados apenas nas capitais devido à necessidade de refrigeração especial

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7

Minas Gerais recebe, nesta segunda-feira (10), a segunda remessa de imunizantes da Pfizer contra a covid-19. Ela será destinada aos moradores de Belo Horizionte, segundo informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Vacina é aplicada em pessoas com comorbidade

Vacina é aplicada em pessoas com comorbidade

Reprodução / Pixabay

Ao todo,  serão 112.320 doses da vacina, que está sendo aplicada em pessoas com comorbidades. A expectativa é que o novo lote chegue às 20h20 no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na Grande BH.

O Ministério da Saúde orienta que este imunizante seja utilizado apenas nas capitais, já que o medicamento precisa ser armazenado em superfreezers com temperatura de -20º C para não perder a eficiência. Belo Horizonte já começou a usar as 50.310 unidades recebidas na primeira remessa, na última semana.

Na última semana, cidades do interior de Minas, como Viçosa e Juiz de Fora, informaram que seriam capazes de armazenar as vacinas da Pfizer de forma segura. A primeira cidade utilizaria os equipamentos da UFV (Universidade Federal de Viçosa), enquanto a segunda teria a disposição os freezers da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais)

A reportagem entrou em contato com o Governo de Minas para questionar a possibilidade destes municípios receberem vacinas da Pfizer mas, até o momento, não obteve retorno.

Até o momento, MG já recebeu 7.568.640 vacinas contra a covid-19 e enviou 7.344.082 delas para os municípios. Dos mais de 21 milhões de mineiros, 17.54% já receberam a 1º aplicação do imunizante, enquanto quase 9% deles foram totalmente imunizados.

Confira o avanço da vacinação pelo país:

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas