tragédia brumadinho
Minas Gerais Buscas por desaparecidos são retomadas em Brumadinho

Buscas por desaparecidos são retomadas em Brumadinho

Mais cedo, risco de rompimento de nova barragem suspendeu as buscas para "garantir a segurança de todas as pessoas que estão em situação de risco"

tragédia brumadinho

Buscas foram retomadas por volta das 15h

Buscas foram retomadas por volta das 15h

Washington Alves/Reuters - 25.1.2019

O Corpo de Bombeiros informou que as buscas por desaparecidos e novos sobreviventes em Brumadinho foram retomadas por volta das 15h deste domingo (27).

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, 287 pessoas continuam desaparecidas após o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale em Brumadinho na última sexta-feira (25). 

As atividades haviam sido temporariamente paralisadas devido ao risco de rompimento de uma nova barragem na região.

De acordo com o tenente-coronel Flávio Godinho, porta-voz da Defesa Civil, equipamentos de monitoramento apontaram que a Barragem 6, também da Vale, retornou para o nível de alerta 1, que não representa mais risco para moradores e para os bombeiros que trabalham na região.

"A barragem nesse exato momento não oferece risco para as pessoas que moram e nem para os bombeiros, que voltaram para o trabalho de resgate", disse o tenente-coronel a repórteres em Brumadinho.

"A medição é feita a todo momento, houve drenagem de água e a medição da barragem mostrou que nesse momento ela não traz risco", acrescentou Godinho.

Mais cedo, por volta das 5h30, houve acionamento da sirene de evacuação da Barragem 6, que fica ao lado da barragem que rompeu na sexta-feira, iniciando a retirada das pessoas da área.

Diferentemente da Barragem 1, que possui rejeitos, a Barragem 6 contém água. O porta-voz do Corpo dos Bombeiros, tenente Pedro Aihara, afirma que a Barragem 6 estava com um volume entre 3 e 4 milhões de m² de água.

Na Barragem 6, é realizado, desde sábado (26), um bombeamento da água para diminuir a pressão. Neste momento o volume está em cerca de 840 mil m³.