Muro de duas casas desabaram em Venda Nova
Reprodução/Record TV MinasParte de duas casas e de um muro desabaram, na noite desta quarta-feira (7), no bairro Santa Mônica, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte.
A suspeita é que a estrutura dos imóveis tenha ficado abalada após a retroescavedeira de uma obra da prefeitura desestabilizar o solo do entorno.
Moradores enviaram vídeos para o jornalismo da Record TV Minas relatando que na rua José Maria Botelho há uma obra de revitalização de um córrego.
A máquina teria atolado no local e, na tentativa de retirá-la, foi feita muita força, fazendo com que os muros que ficavam próximos do córrego desabassem.
Em um dos vídeos é possível ver que o muro da área de uma piscina desabou após alguns estalos. Em uma casa ao lado, foi a cozinha que desapareceu. As rachaduras surgiram de uma hora pra outra. Cristiane Maria conta que tinha saído para levar a mãe ao médico quando parentes avisaram que a casa corria risco de desabar.
— Um parente me ligou, que mora na casa da frente, e falou que minha casa seria interditada e que não teria nem como eu entrar para pegar nada.
Vídeos gravados por ela mostram a família e os amigos ajudando a retirar os móveis e eletrodomésticos antes da estrutura desabar. A cabelereira, o filho de 18 anos, e a mãe dela, de 77 anos, tiveram que sair às pressas.
— Eu quero é ter um lugar para ficar, para colocar minha mãe pois ela tem 77 anos e eu cuido dela.
A Defesa Civil de BH interditou totalmente as duas casas e outras duas de forma parcial. Uma nova vistoria vai ser feita nas áreas afetadas. Já a retroescavadeira, que permanece atolada no córrego, deve ser retirada nos próximos dias.
Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que vai enviar uma equipe no local para apurar as causas do acidente.