Minas Gerais Casos de importunação sexual dobram no carnaval de BH

Casos de importunação sexual dobram no carnaval de BH

Segundo balanço parcial da PM, casos subiram de nove para 18 do ano passado para este; delegada recomenda que as mulheres denunciem

  • Minas Gerais | Regiane Moreira, da RecordTV Minas, com Luíza Lanza* do R7

Polícia registrou 18 ocorrências de assédio

Polícia registrou 18 ocorrências de assédio

Gabriel Rodrigues/Record TV Minas

Mesmo com diversas campanhas de conscientização, os casos de assédio sexual contra mulheres no Carnaval de Belo Horizonte dobraram neste ano, em relação ao ano passado.

Números parciais da Polícia Militar mostram que nos quatro primeiros dias de festa deste ano, foram registrados 18 ocorrências. No ano passado foram nove, no mesmo período.

Veja mais: Carnaval de Belo Horizonte em 2020 arrastou 4,5 milhões de foliões

A delegada responsável pela Delegacia Especializada no Combate à Violência Sexual, Juliana Califf, defende que essa estatística, porém, não reflete à realidade.

— A gente acredita que os casos sejam infinitamente maiores. Em virtude, talvez, de não ter que interromper o Carnaval para registrar ou talvez por medo. Muitas pessoas nunca foram a polícia, deixam de procurar

A delegada explica, ainda, que existem outros crimes sexuais e que, em nenhuma situação, a mulher deve se calar.

O caso de Morgana da Conceição Santos foi um dos registrados durante o Carnaval. A cabeleireira teve que interromper a folia, no Mercado Novo, quando foi incomodada por um homem fantasiado de mulher.

O suspeito, de 61 anos, já havia importunado outras mulheres e, após a denúncia, recebeu voz de prisão dos guardas municipais ainda no local da festa. Morgana e outras vítimas prestaram depoimento na delegacia de mulheres e o homem foi preso por importunação sexual.

Crime

A importunação sexual acontece quando alguém comete ato libidinoso de forma não consensual, para satisfazer a própria vontade. Em 2018, passou a ser considerada crime e prevê pena de um a cinco anos de prisão. O balanço final dos registros de todo o período do Carnaval, que só terminou no domingo, ainda será divulgado.

*estagiária do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas