Novo Coronavírus

Minas Gerais CDL-BH doa a hospitais aparelhos que ajudam pacientes a respirar

CDL-BH doa a hospitais aparelhos que ajudam pacientes a respirar

Equipamentos serão distribuídos em unidades de saúde da capital mineira e de Nova Lima, na região metropolitana

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento e Célio Ribeiro*, do R7

Capacete evita que pacientes se esforcem

Capacete evita que pacientes se esforcem

Divulgação / CDL/BH

A CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) anunciou que vai doar 80 capacetes que ajudam a melhorar a respiração de pacientes internados e, assim podem reduzir em até 60% a necessidade de transferência para UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo).

O equipamento conhecido como Elmo é um dispositivo que fornece ventilação artificial e, ao contrário da intubação, não é invasivo. Ele fornece alto fluxo de oxigênio e mantém pressão nas vias aéreas, reduzindo o esforço necessário para o paciente conseguir respirar.

Seis hospitais de Belo Horizonte vão ganhar 10 capacetes cada. Os 20 Elmos restantes serão repassados à prefeitura. A CDL/BH ainda vai doar mais 10 capacetes para a Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana. O presidente da instituição, Marcelo de Souza e Silva, ressaltou a importância da doação no combate à pandemia.

— Sem dúvida alguma o equipamento vai salvar muitas vidas e auxiliar bastante no trabalho dos profissionais de saúde.

O Elmo foi criado por pesquisadores do Ceará e foi utilizado em pacientes pela primeira vez em janeiro deste ano, durante o agravamento da pandemia da covid-19 em Manaus.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas