Novo Coronavírus

Minas Gerais Cem pessoas com covid-19 em MG contaminam até outras 105

Cem pessoas com covid-19 em MG contaminam até outras 105

Governo Estadual avalia que taxa de proliferação reduziu desde o início da pandemia e que isolamento ajudou a frear “explosão de casos”

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Governo prevê redução de casos a partir de agosto

Governo prevê redução de casos a partir de agosto

Farooq Khan / EFE-EPA - 6.6.2020

O Governo de Minas estima que cada grupo de 100 infectados por covid-19 no Estado está contaminando até outras 105 pessoas.

A informação foi divulgada pelo Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, durante coletiva na tarde desta terça-feira (28).

Na prática, o número traduz o Rt, que é o ritmo de proliferação de uma doença. Segundo Amaral, o índice tem variado de 0,98 a 1,05, indicando que ao menos 98 novos casos são registrados para cada 100 contaminados.

O secretário destaca que no início da pandemia o índice ja era maior, chegando a 4. Para o representante do Governo Estadual, o isolamento social foi decisivo para mudar o cenário.

— Não temos mais o comportamento explosivo que nós vimos em outros momentos, que nos orientou a tomar medidas mais agressivas.

Segundo Amaral, para que a Secretaria de Saúde possa considerar que a pandemia está reduzindo, é preciso que o Rt se mantenha abaixo de 1.

Embora o número de novos casos, bem como o de mortes, siga crescendo diariamente no Estado, o governo avalia que Minas passa por uma fase de estabilização da pandemia.

Técnicos da Secretaria de Saúde observam que a quantidade de registros diários vem se mantendo no mesmo nível há pelo menos 10 dias. Apenas nesta terça-feira foram 90 novos óbitos e mais 2.927 contaminações confirmadas, totalizando 2.459 mortes 116.645 diagnósticos positivos.

As projeções da pasta indicam que o número de novas notificações só deve começar a reduzir em meados de agosto, caso a população mantenha o isolamento adotado atualmente.

Últimas