Novo Coronavírus

Minas Gerais Cidade menos populosa do Brasil vai receber 7 doses da CoronaVac

Cidade menos populosa do Brasil vai receber 7 doses da CoronaVac

Prefeitura de Serra da Saudade, a 230 km de BH, deve imunizar três dos 30 profissionais da saúde; município tem 815 habitantes

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7 e Ezequiel Fagundes, da Record TV Minas

Serra da Saudade só tem um posto de saúde

Serra da Saudade só tem um posto de saúde

Prefeitura de Serra da Saudade/Divulgação

Serra da Saudade, a cidade menos populosa do Brasil, que fica a 230 km de Belo Horizonte, vai receber sete doses da vacina contra a covid-19, nesta quarta-feira (20).

A quantidade será suficiente para imunizar, inicialmente, três dos 30 profissionais de saúde da cidade que tem 815 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A situação pegou de surpresa o secretário de Saúde, Amarildo Fernandes, que esperava receber aproximadamente 20 doses. Agora, ele teve que criar critérios para definir quem serão imunizandos.

Segundo o secretário, provavelmente, os escolhidos serão os trabalhadores que atuam na linha de frente do único posto de saúde da cidade, sendo uma médica, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.

— A gente fica até um pouco decepcionado. Chega até a ser um pouco de injustiça, mas temos que pensar bem em quem vai receber a vacina primeiro.

As sete doses vão chegar em carro escoltado na cidade por volta das 15 horas desta quarta-feira. O secretário espera imunizar os trabalhadores escolhidos até o final da tarde.

Como a prefeitura vai separar duas doses para cada um dos três trabalhadores, uma dose vai ficar guardada para ser aplicada quando a cidade receber outros lotes de vacina. Segundo o governador Romeu Zema, há a expectativa que uma nova remessa seja enviada ao Estado na próxima semana. Ao todo, o Ministério da Saúde enviou aos 27 Estados e ao Distrito Federal 5,9 milhões de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Minas Gerais recebeu 577 mil do total.

Serra da Saudade teve até o momento 12 moradores infectados pelo coronavírus e nenhuma morte foi registrada na cidade.

Doses escassas

O Governo de Minas não detalhou como ocorreu a divisão do imunizante entre os municípios. Em linhas gerais, representantes da Secretaria de Saúde afirmam que a decisão foi baseada no tamanho da população e o número de pessoas dos grupos prioritários, que têm sido os profissionais da saúde.

Em Serra da Saudade, a quantidade de doses recebidas representa 0,008 ampola por habitante. Cedro do Abaeté, a 230 km de Belo Horizonte e a última cidade do país a registrar o primeiro caso de covid-19, tem 1.210 habitantes e também recebeu sete doses, o que representa 0,005 por morador.

Moeda, a 61 km de Belo Horizonte, vai receber 11 doses. Como o município tem uma população estimada de 4.934 habitantes, seriam 0,002 por habitante.

Abaeté, a 220 km da capital mineira, vai ficar com 73 unidades, o que representa 0,003 por habitante, já que a cidade tem uma população estimada de 22.690 moradores.

Durante uma reunião com prefeitos nesta terça-feira (19), quando Estado enviou os lotes para todas as regiões, o governador Romeu Zema (Novo) calculou que o Estado pode demorar aproximadamente um ano para imunizar toda a população.

Últimas