Minas Gerais Circulação da variante de Manaus é confirmada em Uberlândia (MG)

Circulação da variante de Manaus é confirmada em Uberlândia (MG)

Prefeitura comunicou resultado de testes feitos pelo Governo de Minas e pede respeito às medidas de restrição

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Resumindo a Notícia

  • Exames feitos nas últimas semanas detectaram presença da variante P1 na cidade
  • Cidade vive toque de recolher desde ontem, entre 20h e 5h
  • Prefeitura pede respeito ás normas de restrição adotada nos últimos dias
  • Uberlândia vive explosão de casos de covid-19 nas últimas semanas
Cidade decretou toque de recolher na cidade entre 20h e 5h

Cidade decretou toque de recolher na cidade entre 20h e 5h

Divulgação/Prefeitura Uberlândia

A Prefeitura de Uberlândia, a 540 km de Belo Horizonte, confirmou, nesta quarta-feira (24), que a variante P1 do coronavírus está em circulação na cidade. Nas últimas semanas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais fez coletas e análises para tentar identificar se havia presença da variante de Manaus, como é popularmente conhecida, na cidade. Uberlândia vive uma explosão de casos de covid-19 nas últimas semanas. 

De acordo com a Prefeitura de Uberlândia, por se tratar de uma cepa com alto índice de transmissão, a população deve respeitar as restrições adotadas pelo município nos últimso dias, evitar aglomerações e manter a higienização das mãos e o uso de máscara. 

Toque de recolher

Começou a vigorar na noite desta terça-feira (23), um toque de recolher em Uberlândia entre 8 da noite e as cinco da manhã. Moradores de Uberlândia poderão sair de suas casas no período de restrição somente para comprar remédios ou em caso de urgência, como levar pessoas ou animais para atendimento médico ou veterinário, respectivamente.

Trabalhadores que atuam nessas áreas também poderão circular, assim como passageiros de ônibus intermunicipais ou interestaduais ou de aeronaves que desembarcarem na cidade no horário em que o toque de recolher estiver em vigor.

No entanto, o cidadão pode ser abordado pela fiscalização nas ruas e deverá comprovar a necessidade de estar na rua naquele horário, como a nota fiscal da compra de um medicamento ou a carteira de trabalho ou a passagem do transporte, por exemplo.

Conforme o texto, além do toque de recolher, os moradores e comerciantes devem ficar atentos às novas regras.

- Entre 20h e 5h apenas as farmácias poderão funcionar
- Venda de bebidas alcoólicas está proibida durante todo o dia
- Comércio deve fechar até 18h

Variante P1

A variante P1 do coronavírus foi identificada, primeiramente, na cidade de Uberaba, a 110 km de distância, que recebeu 18 pacientes transferidos de Manaus em janeiro deste ano. Exames atestaram a presença da nova cepa em seis deles. No entanto, ainda não é possível afirmar que a circulação do vírus em Uberlândia está ligada a esse fato. 

Na época, o Governo de Minas havia descartado a circulação da nova variante do Estado de Minas Gerais porque não havia provas. No entanto, um estudo da UFMG identificou a presença dessa variante em oito Estados brasileiros, incluindo Minas. 

Últimas