Com 100% dos leitos de UTI do SUS ocupados, Ipatinga tem 8ª morte

Prefeitura confirmou duas mortes e 40 casos de covid-19 em 24 horas, recorde para a cidade; região preocupa governo, que prevê 100 mil casos

Leitos de UTi de Ipatinga voltaram a ocupação plena

Leitos de UTi de Ipatinga voltaram a ocupação plena

Marcelo Casal JR/ ABr

No mesmo dia em que voltou a atingir 100% da ocupação dos leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a Prefeitura de Ipatinga, a 212 km de Belo Horizonte, confirmou duas novas mortes por covid-19 na sexta-feira (5). Tratam-se de duas idosas, de 78 e 81 anos, que possuíam comorbidades e  estavam internadas no hospital municipal da cidade. 

Agora, Ipatinga tem oito óbitos causados pela doença e outros 410 casos confirmados; desses, 40 foram confirmados entre esta quinta e sexta-feiras. O município tem cerca de 260 mil habitantes e é referência para outras 13 cidades da microrregião do Vale do Aço; mas possui apenas 30 leitos de UTI na rede pública.

Leia mais: Governo de Minas prevê 100 mil casos de covid-19 no Vale do Aço

Na última semana, a reportagem do R7 mostrou que a previsão do Governo de Minas é de que, se medidas duras não forem tomadas, cerca de 100 mil pessoas se contaminem até o fim do mês. Caso esse cenário se confirme, a região necessitaria de até cinco mil leitos de UTI

Na última segunda (1°), após confirmar a quarta morte por covid-19, a Prefeitura de Ipatinga retomou o isolamento social, permitindo somente a abertura de serviços essenciais. 

Apoio

A partir de segunda-feira (8), os municípios da microrregião do Vale do Aço vão contar com uma unidade hospitalar de apoio, montada pelas prefeituras em um escola estadual em Ipatinga.

O hospital de campanha conta com 40 leitos de enfermaria, para atender a pacientes estáveis da covid-19, que não apresentam complicações ou necessitem de internação. De acordo com a Prefeitura de Ipatinga, havendo um aumento na demanda de atendimento, outros 160 leitos podem ser montados.

*Estagiária do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli