Com 25% da população de BH, Uberlândia supera casos de covid-19

Cidade do Triângulo tem 670 mil habitantes tem 3.855 casos da doença, já a capital mineira contabiliza 3.487, mas tem 2,5 milhões de moradores

Uberlândia tem 63 mortos por covid-19

Uberlândia tem 63 mortos por covid-19

Secom / Divulgação

Maior cidade do Triângulo Mineiro, Uberlândia tem cerca de 670 mil habitantes, pouco mais de um quarto dos mais de 2,5 milhões de moradores de Belo Horizonte, a 540 km de distância. No entanto, ao contrário do esperado, a cidade do interior do Estado ultrapassou a capital mineira em número de casos confirmados de covid-19. 

De acordo com os balanços divulgados pelas prefeituras, Uberlândia registrou até esta segunda-feira (15), 3.855 casos de infecções pelo novo coronavírus. Sessenta e três pessoas morreram em decorrência da doença na cidade do Triângulo Mineiro. Já Belo Horizonte registra 3.487 casos de covid-19, com 67 mortos. 

Covid-19 está presente em 573 das 853 cidades de Minas Gerais

Para se ter uma ideia da diferença na proporção de notificações da doença entre as duas cidades, caso Belo Horizonte tivesse a mesma taxa de contaminação registrada em Uberlândia, seriam mais de 14 mil casos na capital mineira, um número quase cinco vezes maior. 

Ocupação

Outro problema enfrentado pela cidade do Triângulo Mineiro é a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da rede pública. Conforme os dados disponibilizados nesta segunda-feira (15), 94% dos leitos de tratamento intensivo estavam ocupados na cidade. 

Em Belo Horizonte, os números são um pouco melhores, apesar de a capital mineira ter entrado em alerta vermelho devido à alta ocupação de leitos de UTI. Em toda a rede, 82% das 246 vagas estão ocupadas.